segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vai comprar produtos Kingston? Proteja-se!

Oi gente,
O que está acontecendo com os preços dos pendrives?

A mais ou menos um mês atrás (pouco mais de um mês) eu comprei um pendrive Kingston numa loja aqui no centro porque estava precisando de um pendrive maior e mais rápido (ninguém merece Markvision). Eu me lembro (está na nota) que eu paguei R$94,00 pelo pendrive, box (na caixa lacrada) com garantia de loja de 1 ano e garantia de 5 anos da Kingston.
Levando em consideração que os preços dos dispositivos de armazenamento estão caindo muito, eu achei que o preço estava bastante razoável, e decidi investir no novo pendrive.

Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o mesmo pendrive está R$20,00 mais barato na mesma loja, menos de 2 meses depois! A mesma loja onde eu paguei R$94,00 agora está vendendo o mesmo modelo, da mesma marca (Kingston DTI100 16GB Box) por R$74,00 - Uma queda de mais de 20%!!! - em período de crise e de dólar em alta!!!

Mas porque Kingston? Meu Markvision funciona que é uma beleza!
Como todo bom nerd, eu me preocupo com algumas coisas com as quais os "simples mortais" não se ligam muito. Uma delas é com relação à confiabilidade das mídias de armazenamento que eu uso. Eu não tô nem aí se meu pendrive vai parar de funcionar daqui a 12 meses. Pelo preço que ele custou, eu paguei, aproximadamente, R$7,83 por mês por este pendrive. É um valor bem razoável pelo benefício que é ter um pendrive desta capacidade, e a relação "preço X mega" também está excelente, tendo em vista que eu paguei, aproximadamente, R$0,0063 centavos por mega!
O que me preocupa de verdade não é o pendrive. O que me preocupa são OS DADOS que estão armazenados no pendrive! Eu já passei pela desagradável experiência de ter vários dados importantes guardados num pendrive vagabundo e de repente me deparar com um terrível erro de CRC, que me impedia de gravar novos dados ou visualizar/copiar os que já estavam no pendrive! Resultado: Perdi 4GB de dados importantes, dos quais pelo menos 20% não tinham backup.
Considerando-se que a diferença de preço - quando analisada sob uma ótica de confiabilidade - é pequena, não vale a pena arriscar seus dados (que muitas vezes não tem backup) comprando pendrives de marcas "xing ling" ou falsificados de segunda linha.

E como vou saber se meu pendrive Kingston é original?
Quem vê os preços no mercado hoje - principalmente nas lojinhas do centro - fica realmente (e com razão) preocupado se está levando para casa um produto original. Sendo assim, resolvi das algumas dicas sobre como garantir que está levando para casa um produto original e como garantir a substituição do mesmo em caso de problemas (que são raros em produtos originais).

A melhor maneira de identificar um produto original Kingston é indo no próprio site do fabricante. Lá você encontrará uma página para verificação de autenticidade de pendrives e de memórias.
Quando for comprar um produto Kingston - principalmente pendrives - fique atento aos detalhes mostrados nas figuras abaixo (mais detalhes aqui):


No caso dos pendrives, é imprescindível que eles sejam "box" (lacrados na caixa) e que possuam a etiqueta de identificação mostrada acima. No caso de memórias (que também devem ser "box") a etiqueta da caixa deve estar lacrada, sem sinais de violação, a etiqueta da memória deve ter (no logo da Kingston) um efeito purpurinado "brilhante" e dentro da caixa deve vir o "Certificado de Garantia/Manual de Instalação".
Além disso, é muito importante que você entre no site da Kingston, na página de verificação de autenticidade e registro, e entre com os dados do seu produto para saber - na hora - se o seu produto é ou não é original.

Se o seu produto for original, ótimo! Mas lembre-se de que é preciso tomar alguns cuidados adicionais ao comprar produtos nestas "lojinhas" do centro. Aqui vão algumas dicas:

  • Peça SEMPRE a nota fiscal. Sem ela você não poderá solicitar a troca em garantia pelo fabricante, caso seja necessário. 
  • Sempre compre na loja que oferecer o maior tempo de garantia. 
  • Ao negociar com o vendedor, tente cobrar dele GARANTIA DE SUBSTITUIÇÃO do produto. Muitos vendedores dão garantia, mas para você exercer seu direito à ela eles mandam o produto para uma tal "análise técnica" que na verdade não prova nada, mas deixa você "de molho" por pelo menos 30 dias. NÃO CAIA NESSA. Exija garantia de SUBSTITUIÇÃO e cobre que o vendedor anote isso NA NOTA FISCAL! Não é fácil encontrar quem faça isso, mas com um pouco de jeitinho e de engenharia social fica bem mais simples
  • Peça para o vendedor abrir e testar o produto na sua frente ANTES de levá-lo para casa
  • Se a loja for num grande centro de compras de informática (como o Edificio Av. Central, no RJ) entre em contato com a Administração do Prédio e verifique a quanto tempo a loja está estabelecida naquele local e se tem alguma informação relevante a respeito da loja (como estar prestes a sair do prédio, por exemplo). Eu sei que isso requer tempo, e nem sempre vale o esforço, mas criar este hábito é muito bom para compras pequenas e INDISPENSÁVEL para compras grandes!
  • Guarde a embalagem original do produto. Ela é necessária para a troca na loja e na Kingston.

O site informou que meu produto não é original. O que eu faço agora?
Bem, esta é uma situação razoavelmente fácil de ser resolvida (caso o lojista resolva colaborar por bem), desde que você tenha seguido os passos acima, principalmente o que diz respeito à Nota Fiscal. Se você chegou em casa com seu produto Kingston, entrou na página de verificação e recebeu a péssima notícia de que seu produto não é original, siga os passos abaixo e provavelmente seu problema será resolvido com certeza:
  • Volte à loja munido do produto com a embalagem original (que você deveria ter guardado), da nota fiscal e da tela do site da Kingston que mostra que o produto não é original. Se não conseguir imprimir a tela, peça para refazer o procedimento de registro na presença do lojista.
  • Uma vez comprovado ao lojista que o produto não é original, PEÇA SEU DINHEIRO DE VOLTA. Não caia nessa de escolher outro produto. Se o primeiro produto que você comprou era falsificado, certamente os outros deverão ser também!
  • Caso o lojista insista em dizer que não devolverá o dinheiro, lembre a ele - calmamente - que você pagou por um produto original e que pirataria é crime federal, e que a conduta dele poderá causar transtornos não só a ele como às lojas vizinhas. Será muito bom se você puder dizer isso calmamente mas em voz alta de forma que os vizinhos ouçam o que está havendo. Ninguém vai querer a PF na porta do seu estabelecimento fazendo "perguntas", né?
  • Caso o lojista continue dizendo que não devolverá seu dinheiro diga a ele que já que foi feita uma tentativa amigável de solução e ele não quis resolver, você irá fazer uma denúncia à Polícia Federal e que ele irá responder à justiça pela comercialização de produtos falsificados e possível evasão fiscal. Entre no Click Denúncia da PF e dê as informações necessárias.
  • Entre no site Reclame Aqui e faça uma denúncia lá também. Acredite, eles resolvem muitas coisas!
  • Se você viu o anúncio no BoaDica (RJ), entre em contato com o site e faça a denúncia a eles sobre o vendedor, informado a eles (via email) que caso o mesmo não seja punido a denúncia à PF irá fazer referência ao site, como conivente ao crime de pirataria da loja - Isso TAMBÉM funciona!
Se você achar que não "vale à pena todo este aborrecimento por causa de R$90,00" (como eu já ouvi alguns babacas consumidores dizerem) lembre-se de que se todo mundo desistir de reclamar, nada vai mudar, a não ser para pior!

Se tiverem alguma outra dúvida, não deixem de comentar.

Um abraço.

Um comentário:

  1. Grande Renato, tudo bem meu brother!! Que belo post rapaz!! O meu foi uma pequena nota, mas este seu está uma maravilha!! Parabéns!! Acho que estamos em sintonia nos assuntos dos blogs por gostarmos das mesmas coisas! Um grande Abraço!!

    ResponderExcluir