terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Trabalhe em duas contas do Gmail diferentes usando o Chrome e sem plugins!

A algum tempo eu venho usando o Chrome e tenho gostado muito da experiência, apesar das críticas que eu já havia feito aqui no blog. O navegador, apesar de beta (como quase tudo do "Grande G") funciona com estabilidade e cumpre quase tudo que promete. Mas uma coisa ainda estava me causando problemas: Como usar duas contas do Gmail ao mesmo tempo no Chrome, sem usar plugins ou "gambiarras"?
No Firefox esta tarefa era quase "indolor" usando-se o plugin Gmail Manager . Mas no caso do Chrome, que não tem nenhum tipo de ligação com o Google (até agora, pelo menos) nem usa plugins, eu estava meio "ferrado" pois utilizo mais de um ID Google por dia e por isso tinha que ficar entrando e saindo de minhas contas para fazer o que preciso diariamente, e isso É MUITO IRRITANTE a certa hora do dia!
Mas hoje, lendo o "gibi do Chrome" e pensando um pouquinho, cheguei a uma descoberta fantástica: Dá pra usar - pelo menos - duas contas do Google simultaneamente com o Chrome.
E como é que eu faço isso?
Bem, na verdade é razoavelmente simples. O Chrome tem um modo chamado de "modo anônimo" (modo porn, para os íntimos) onde o navegador não registra nenhuma atividade, login ou cookie, ou qualquer outro traço da sua navegação. Nadinha! Perfeito pra assistir redtube :)



Quando você abre uma nova janela anônima, o navegador informa o seguinte:
Ou seja: Teoricamente, você está protegido :) Se você tiver alguma outra dúvida referente ao QUÃO SEGURO você estará usando o modo anônimo, consulte a página de suporte do Chrome.
Você saberá que está em modo anônimo pelo desenho no canto da janela que irá aparecer e pela cor diferente do navegador. Repare bem na figura abaixo:



Ok, e qual é o truque?
Bem se você ainda não percebeu, vou explicar detalhadamente.
O que acontece é que quando você utiliza uma janela anônima, ela "isola" você das outras janelas e abas do Chrome, permitindo que você utilize outro login do Google (Google ID)!
Basicamente funciona assim:
  • Faça o seu login na conta que você usa mais (ou na qual usa mais serviços) numa janela "normal" do Chrome
  • Após fazer o primeiro login, digite "Ctrl+Shift+N" ou clique no desenho da ferramenta (canto superior direito do navegador, logo abaixo do botão "fechar" ou "X") e clique na opção "Nova janela anônima"
  • Após a abertura da janela, entre na sua outra conta do Google.
  • Divirta-se! :)

Antes que você pergunte: NÃO! Não é possível (pelo menos eu não consegui) abrir outras contas em outras janelas anônimas separadas, pois aparentemente elas compartilham um "espaço anônimo" em comum. Para mim, essa pode ser considerada uma outra falha grave, mas eu não estou aqui pra jogar pedras, mas pra ajudar vocês.
Caso tenham alguma dúvida, basta deixar um recado nos comentários que eu respondo pra vocês.
Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário