quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

CloudOS - Estão as BIOS ficando mais espertas?

A muito tempo que a estrutura das placas-mãe não sofrem uma "revolução".
O máximo que tem acontecido, no decorrer de muitos anos é a adição e subtração de slots, mudança de conectores IDE para SATA, acréscimo de portas USB e Firewire, adição de "periféricos onboard" e algumas outras "perfumarias" que não são uma REAL revolução para as placas em questão. A placa mãe acaba tendo um papel "secundário" ao configurarmos um novo PC, pois basicamente, elas fazem a mesma coisa, e nada mais. São apenas uma "base" onde nós encaixamos os componentes que REALMENTE fazem diferença.

Mais isso está pra mudar!


O projeto CloudOS. O que é?


Esta é uma pergunta simples de responder de forma direta: O CloudOS é a inclusão do navegador Google Chrome (ou algo muito, mas MUITO parecido), mais um dock "à la MacOS" com acesso a aplicações preferenciais e inicialização do Sistema Operacional, na BIOS das placas-mãe. Simples assim!

Com essa nova BIOS (que certamente receberá outro nome) será possível acessar a "nuvem" mesmo antes de se acessar o sistema operacional, garantindo que em apenas alguns segundos você consiga ter acesso aos seus emails, documentos, blogs, microblogs, apresentações e qualquer outro recurso online, que certamente hoje representa uma enorme fatia do trabalho da maioria das pessoas que usa um computador em casa ou no trabalho.

Segundo as informações no próprio site do produto, o Cloud vai além do básico e terá algumas capacidades muito interessantes como, por exemplo, rodar aplicações como o Skype ou Media Player. E ainda suportar formatos "padrão" da indústria de multimídia, como Flash (Youtube) e MP3

A seguir você poderá ver uma pequena apresentação sobre o CloudOS e matar a curiosidade:

Certamente, este será um grande passo na indústria da informática "doméstica" em anos! Certamente existem pessoas que seriam amplamente beneficiadas por este tipo de implementação. Eu sou "heavy user" de internet (leia-se: Google) e tem dias em que a ÚNICA aplicação que eu abro no meu PC é o navegador que, por acaso ou não, tem sido o Chrome. Sendo assim, esta é uma adição muito bem vinda PARA MIM, pois sob certas circunstâncias, eu nem mesmo chegaria a dar boot no meu S.O.

Mas tem gente que não acha isso tão fantástico assim. Pelo que parece, a idéia do CloudOS é ter algum tipo de "virtualização" do sistema operacional, o que exigiria muito mais performance do equipamento para rodar o mesmo SO e acabaria por exigir equipamentos mais caros, devido aos acréscimos necessários ao bom desempenho do SO.

Outra coisa que ainda não ficou muita clara é a questão da segurança: Como me proteger dos vírus? Se alguma coisa der errado e o CloudOS (Chrome) não carregar a sua lindíssima e prática interface, como eu inicializo o SO? Poderei fazer um "CloudUpgrade" sem perder os dados que meu navegador salvou durante todo meu tempo de uso? Essas e outras perguntinhas me vieram a cabeça e me deixaram preocupado. Mas eu acredito que eles devam ter gente mais qualificada do que eu para pensar nessas questões tão simples, não é mesmo? Assim espero...

Nenhum comentário:

Postar um comentário