terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Nokia N97 - Será que a Nokia está aprendendo?

É pessoal,
Às vezes eu acho que a crise mundial serve para chacoalhar um pouco as coisas, e essa "chacoalhada" tem resultados negativos e também positivos. 
Se por um lado a Nokia anunciou a demissão de centenas de funcionários , por outro lado a crise serviu para "aprimorar" a boa vontade da famosa fabricante de celulares, que estava - até então - meio "emperrada", em face dos recentes lançamentos mundiais do mercado de celulares.
E nessa onda de "aprimoramentos" a Nokia lançou um aparelho que é digno de assumir o novo posto de "Rei da Nokia " (The King) que é mantido pelo N95 - Pelo menos até agora!

Especificações:
Seguem abaixo as características técnicas do "brinquedinho":
  • Tela de 3,5 polegadas (640 x 360) - TOUCHSCREEN!!!!!
  • Teclado QWERTY (Sob a tela, no mesmo esquema dos HTC)
  • HSDPA
  • WiFi
  • Bluetooth
  • A-GPS (Será que é bom mesmo?)
  • Câmera de 5MPx (Sem flash Xenon... Putz!!!)
  • Video em 30FPS
  • Symbian S60 5a edição (uia...)
  • Slot de expansão MicroSD
  • E mais algumas pequenas novidades.
Seguem abaixo dois vídeos do "brinquedinho".




Tudo isso pela bagatela de US$700,00 nos Estados Unidos.

Para mim, vale cada centavo, mas vou esperar baixar o preço. Aí, quem sabe,  eu venda meu N95 8G, meu HTC Touch e pego um destes.

Mas nem tudo são flores - Na minha Opinião!
Bem, apesar de ser um aparelho aparentemente maravilhoso, algumas coisas não me deixaram muito satisfeito. 
Um das coisas que eu - particularmente - detesto é este teclado "escondido" sob a tela do aparelho. Honestamente eu sou adepto da filosofia que diz que a probabilidade de algo quebrar é diretamente proporcional à quantidade de partes móveis e de peças pequenas que este algo possui, e neste quesito este tecladinho ganha de lavada! Será que custava muito ter feito um celular que seguisse o mesmo rumo do Xpress Music 5800 ? 
Se você der uma boa olhada no Xpress 5800 vai perceber que ele é um telefone com uma maravilhosa relação de "custo x benefício", é touchscreen (a febre do momento) e ainda tem mais memória que o N97... Será que eles NUNCA APRENDEM???

Só pra vocês conhecerem melhor o 5800, segue abaixo um vídeo do "brinquedo" funcionando:





E aí? Não é bacana? O que custava eles manterem o "form factor" e o "touch and feeling" deste aparelho, melhorar suas "features" e criar um aparelho completo e ao mesmo tempo leve e bonito?

Será que uma pesquisa de opinião entre os usuários, clientes, ou até mesmo na blogosfera não seria uma forma de criar um aparelho que agregasse valor e que fosse uma máquina que atendesse às necessidades da maioria?

Acho que este tipo de pesquisa não faz parte dos planos de empresas como a Nokia. Infelizmente.



Um comentário:

  1. sempre vai faltar alguma coisa nos celulares pq se tiver tudo no aparelho os outros aparelhos do mesmo fabricante deixam de ser vendidos, neguinho vai se arrebentar mas vai querer aquele mais caro que tem tudo.

    ResponderExcluir