Fato 01: A esmagadora maioria dos blogs mundiais roda em Wordpress (hospedado)!
Fato 02: O Wordpress hospedado tem muito mais recursos que o Blogger
Fato 03: Ambos são ferramentas COMPLETAMENTE diferentes, mas ao mesmo tempo muito parecidas. O Blogger é uma ferramenta para produção e publicação de blogs. Só isso! O Wordpress é um CMS, que TAMBÉM SERVE para publicar blogs. Tem gente que vai me atirar pedras, mas é fato que o Wordpress não é uma "simples ferramenta" de publicação de blogs!
Fato 04: Tudo (ou quase tudo) em que o Google injeta dinheiro dá retorno e, geralmente, quebra a concorrência
Fato 05: O Blogger tem melhorado muito, mas apesar de atender ao seu propósito básico e principal está precisando URGENTEMENTE de um "banho de loja" do pessoal do "Grande G". Mesmo a versão "draft" do blogger (que já trouxe muitos recursos bacanas) ainda não deu aqueles ar de "Ah... Agora sim dá pra brigar com o Wordpress!"
Mas tudo isso pode estar a caminho de uma mudança muito grande.
A algum tempo, meio que "na calada da noite" o Google comprou uma empresa chamada TNC, que possui um produto que é líder no mercado coreano de blogs (eles dizem que é o Wordpress de lá): O TextCube!
Ok, e daí?
E daí que até agora, o Google não tem (ou não tinha) uma ferramenta de CMS. O Blogger, por melhor que seja (eu acho), é uma ferramenta simples, que tem como objetivo permitir a qualquer um, mesmo a quem não tem grandes conhecimentos de informática e internet, publicar seus pensamentos, receitas, poemas, críticas ou qualquer outro conteúdo que achar que deve estar online. Isso é muito fácil de se fazer no Blogger e ainda assim, é possível fazer blogs maravilhosos usando apenas o Blogger e um pouco de conhecimento e criatividade. Exemplos de blogs maravilhosos feitos e mantidos no Blogger são o Usuário Compulsivo, o Blog do Noel, o Dicas Blogger, o Templates pra Você, o WinDicas, o CopiCola, o Mundo dos Blogues, entre outros tantos blogs fabulosos que são mantidos no Blogger, a ferramenta "simples" do Google.
Mas ainda falta (ou faltava) a possibilidade de ousar, de ir além, sem ter que ficar fazendo gambiarras ou inventando coisas que não estavam nativamente incluídas no sistema do Blogger.
E é justamente aí que entra a compra do TextCube. Já não é novidade que o pessoal do "Grande G" costuma ter o toque de Midas, e consegue transformar empresinhas desconhecidas e sem expressão em verdadeiros sucessos no mundo digital. Mas muitas vezes, os passos adotados pelo Google não são muito claros para os mais desavisados, então sempre é bom analisar cuidadosamente determinados passos do Google para se ter a exata (ou nem tão exata assim) dimensão das intenções do Gigante.
Então porque não comprar logo o Wordpress?
Essa é realmente uma ótima pergunta. Em primeiro lugar porque o Wordpress é concorrente direto do Blogger, mas não é o único BOM produto do mercado. O TextCube é utilizado pela maioria dos "Top Bloggers" Coreanos . E essa manobra tem o claro objetivo de "internacionalizar" a excelente ferramenta que é o TextCube e enfraquecer o poder do Wordpress!
Comprar (ou tentar comprar) o Wordpress agora seria, na minha opinião, um erro de estratégia. O Wordpress está "por cima da carne seca" com uma base consolidada de usuários gigantesca, mantendo a larga liderança mundial. Certamente, o preço de venda (caso eles se deixassem comprar) seria exorbitantemente absurdo. E nem sempre vale a pena pagar o preço da exclusividade. Neste caso, a estratégia do Google, provavelmente, é: Compramos a melhor plataforma que pudermos, pelo menos preço e que tenha condições REAIS de ser melhorada ou reaproveitada de forma a fazer concorrência REAL ao líder deste mercado, injetamos dinheiro, "know-how", publicidade e "hype", usamos alguns "pro-bloggers" para divulgar nossa ferramenta, enfraquecemos o concorrente e depois o tiramos da jogada, ou então o compramos por uma "merreca", juntamos o melhor dos dois produtos e criamos um MEGA produto, com o que tem de melhor no mercado pretendido. Fácil assim!
E porque uma empresa Coreana?
Bem, o TextCube parece ser um produto realmente fantástico. Pelas fotos do site oficial já dá pra perceber que ele realmente tem muito a oferecer. Pelo menos muito mais que o atual Blogger.
Hoje em dia, no mundo ocidental, o maior concorrente do Wordpress é (muito provavelmente) o próprio Blogger. Então era necessário buscar algo novo, diferente, inovador e que também tivesse uma base de usuários profissionais que pudessem "dar lastro" ao produto, conferindo-lhe confiabilidade por parte de outros "pro-bloggers".
Esta estratégia foi muito inteligente, pois trazendo para o ocidente uma ferramenta coreana de excelente qualidade e já madura (pronta para operar sem alterações) o Google pode começar a divulgação imediatamente e dar vida a mais uma "onda" na internet, levantando uma série de testes, reviews, opiniões positivas, negativas, comparações e análises. No meio disso tudo, muita gente estará contra o Google, defendendo de forma ferrenha o WP e muita gente insatisfeita com o WP (como, infelizmente, foi o meu caso) irá migrar de braços e corações abertos para a nova ferramenta. Alguns farão isso só pelo fato do Google estar por trás de tudo isso. Eu me incluo nessa, sem pudores. :)
Ok, quando eu começo?
Essa é uma outra boa pergunta. A TNC (empresa que criou o TextCube) foi comprada aproximadamente no meio de Setembro deste ano (2008). Baseado em outros produtos que já foram comprados pelo Google, eu acredito que em mais ou menos 6 meses (ou seja, em torno de Março até Maio de 2009) já iremos ouvir algum "hype" em torno desta nova aquisição do Google que, com certeza, vai mexer (e muito) com o mercado de blogs.
O que ainda é um mistério é se o Google irá substituir a atual ferramenta Blogger pelo TextCube, se ele irá criar um novo "brand" para o TextCube (algo como ProBlogger), se ele não irá mexer em nada e irá manter os dois produtos como coisas distintas e completamente separadas ou se eles irão fazer um mix com ambas as ferramentas, criando uma nova ferramenta com as funcionalidades do Blogger e do TextCube. Gente talentosa para isso eles tem. E dinheiro, idem!
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