quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Google Chrome - Se é do Google, porque não "conversa" com o Google?

Search, Docs, Imagens, Mapas, Bookmarks, Notas, Orkut, Blogger, entre outros
Todos estes serviços do "Grande G" fazem parte diária da minha vida e da minha produtividade. Uns mais, outros menos, mas com certeza é raríssima uma semana onde eu não use quase todos os serviços do Google.

Quando o Google lançou o Toolbar, minha vida ficou muito mais fácil, pois toda a vasta variedade das minhas ferramentas preferidas estava ali, à distância de um único clique.
E depois de um tempo eu conheci o maravilhoso BrowserSync. Putz, parecia mágica! Eu fechava o firefox no trabalho e todas as abas estavam abertas pra mim em casa, como se eu nem houvesse trocado de navegador ou de computador. Meus favoritos, links, senhas, páginas, histórico, cookies - TUDO. Até o meu cache estava intacto! Isso sim é um trabalho de mestre quando se trata do assunto "mobilidade"!

E então, um dia, é lançado o tão esperado Firefox3! E enquanto alguns comemoravam a chegada do novo browser, eu recebia uma mensagem - quase nefasta - de que o BrowserSync estava sendo descontinuado!
Sabe quando você sente aquele vazio no estômago? Quando você sente que o chão que estava debaixo dos seus pés desapareceu? Foi assim mesmo que eu me senti!
Mas a vida continua... O Toolbar não só continuou como recebeu melhorias consideráveis e nesse meio tempo o Google anunciou o Chrome .

"Problema resolvido. Se eles criaram o BrowserSync e o Toolbar para outros navegadores, certamente o Chrome terá isso e muito mais!" - Pensei eu!
Mas eu estava enganado!


Mas como assim Bial? 
Na minha modesta opinião, se o Google já havia desenvolvido maravilhosas ferramentas para navegadores de terceiros, seria no mínimo natural ou lógico que o SEU PRÓPRIO NAVEGADOR tivesse pelo menos recursos iguais aos disponibilizados para os outros navegadores, mas não... De acordo com alguma lógica do mundo bizarro, o Chrome não possui nenhum tipo de ligação com qualquer produto do Google, exceto a busca, através da OmniBox!

Eu acho que, considerando-se a vasta gama de serviços que o Google disponibiliza, seria um passo natural fazer um "Google Browser" que servisse de "janela" (sem trocadilhos, juro) para o universo Google de serviços online. Nada seria mais justo, ou lógico! Mas qual não foi a minha surpresa (e certamente de outros milhares ou milhões de pessoas) ao descobrir que NEM A TOOLBAR existe para o Chrome!

Honestamente, eu acho que se o pessoal do Google empregasse mais tempo percebendo as tendências que ELES MESMO CRIAM e parassem de tentar parecerem "Cool" explicando o funcionamento de um produto usando um "gibi", este tipo de coisa não aconteceria!



E o que você estava esperando?
Bem, vou dar uma pequena lista (que eu gostaria muito que fosse lida por alguém da 1600 Amphitheatre Parkway) do que eu acho que deveria fazer parte do Chrome desde o primeiro release público:

  • Toolbar integrada ao navegador ou alguma coisa parecida;
  • Sistema de sincronização de perfis através do próprio navegador, como era o BrowserSync (espaço pra isso eles tem, de sobra);
  • Capacidade de gerenciamento de múltiplos "Google ID´s" em abas diferentes (qualquer "hard user" Google tem mais de um ID);
  • Capacidade de armazenamento de senhas e logins através de algum serviço via Web (ok, isso já não tem a ver apenas com o Chrome);
  • E isso é o mínimo...
Eu sei que vai ter uma monte de salsichas comentando que o Chrome ainda não está nem na versão 1.0 e eu concordo! Mas seria bom que alguém de "lá" pensasse seriamente nestas - na minha opinião - graves limitações deste maravilhoso (não, não é piada) navegador!

E você? O que você acha que deveria existir no Chrome que ainda não existe e que você acha que seria muito útil?


Nenhum comentário:

Postar um comentário