sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ANVISA, Gatorades, Consultas Públicas e o BBB!

Quer saber? Às vezes o Brasil me dá nojo!
Na verdade, entenda-se por Brasil a sociedade brasileira hipócrita e corrupta e a população sem educação, sem cultura e sem interesse que é usada como massa de manobra, num país onde se tem cerveja, mulher pelada e carnaval (ou futebol) está tudo bem!
Recebi um email hoje que me deixou revoltado, isso pra dizer o mínimo.
Já a algum tempo eu havia feito um artigo aqui no blog sobre uma tal "consulta pública" sobre o fim da cobrança da assinatura básica para os telefones fixos
Este é um assunto de utilidade pública, muito importante para a economia do cidadão, pois caso o projeto de lei  5.476 (que realmente existe. Eu SEMPRE PESQUISO antes de postar este tipo de coisa) seja realmente aprovado, as empresas de telefonia fixa vão ter que abrir mão da sua "galinha dos ovos de ouro" e parar de ROUBAR seus consumidores, deixando de cobrar uma tarifa que não se justifica mais a muitos anos.
O mais importante de tudo isso é que a tal "consulta pública" nunca foi divulgada na grande mídia: Nem na TV, nem nos jornais, revistas, outdoors, busdoors, NADA!!! Se a consulta é "pública", porque é que o "grande público" não é informado?

Jogada de mestre ou picaretagem?
Na minha opinião, este negócio de "consulta pública" é mais uma forma de manipular a população e nos fazer de bobos (como sempre) forjando uma suposta "vontade da maioria" e empurrando isso a milhões de brasileiros como se fosse a "voz de Deus" (Vox Populi, Vox Dei).
Acontece que as tais "consultas públicas" não são amplamente divulgadas em nenhum veículo de comunicação de massa e SE SÃO, não são por tempo suficiente, ou seja: Como é que o público vai saber o que está acontecendo se as "consultas públicas" não são divulgadas em meios de comunicação que o público usa? Afinal de contas, mesmo hoje em dia, ter computador em casa ainda é um benefício para poucos. Com acesso à internet? Ainda menos pessoas! Eu não considero (sem demagogia) que alguém que tem computador em casa, com acesso à internet e com conhecimento suficiente para conseguir chegar até a tal "consulta pública" seja parte do "povão". Sinceramente, eu mesmo levei uns 5 minutos para chegar ao texto da tal consulta pública (e olha que eu sou "cascudo" em internet). Então eu fico me perguntando: Se eu levei quase 5 minutos para chegar à tal "consulta pública", quanto tempo a minha mulher (por exemplo) levaria para descobrir a tal consulta e votar contra ela? A resposta é simples, minha gente: PICARETAGEM! 
Esta encenação que são as tais "consultas públicas" são mais uma forma de legalizar a safadeza e a manipulação das leis com o suposto "voto popular". Afinal, se você não votou contra, você é a favor. FODA-SE se você não sabia da existência dessa ou daquela "consulta pública"! Se você não vota, vale a vontade da maioria, mesmo que a maioria seja só o maldito político que propôs a tal consulta e a sua família!
O que mais me deixa puto é que se fosse para votação na PORRA do BBB, em apenas alguns minutos haveriam milhões de votos. Eu tenho certeza de que se fosse feita uma campanha REALMENTE PÚBLICA, com comerciais no horário nobre, essa proposta IDIOTA já teria sido derrubada a muito tempo! 


E o que tem a ANVISA?
Sabendo desse novo maravilhoso esquema de auto-aprovação política "limpa e democrática", a ANVISA na "calada da noite", em 14 de novembro deste ano, jogou no ar uma consulta pública 60/2008, visando proibir a comercialização de suplementação alimentar (como shakes, aminoácidos e proteínas legalizados), bebidas isotônicas (como o Gatorade) e qualquer outro produto que a ANVISA achar que é se uso exclusivo de atletas profissionais.
Ou seja: A partir de 13 de janeiro de 2009, você NÃO vai mais poder:

. Beber Gatorade depois de jogar futebol com os amigos, andar de bike ou durante a musculação
. Jantar um Shake saudável em vez de um hambúrguer gorduroso
. Comer um PowerBar ou tomar Whey para ajudar no seu exercício físico





A ANVISA não deveria proibir nada. Afinal, vivemos ou não em um país livre? E o nosso direito à escolha? Com certeza a ANVISA deve garantir que todo alimento seja SEGURO PARA O CONSUMO, mas a escolha de consumir ou não deve ser EXCLUSIVAMENTE do cidadão. E além de tudo isso, a ANVISA ainda está proibindo produtos seguros que são consumidos há anos no mundo todo, como BCAA, aminoácidos isolados (carnitina, arginina, taurina...) e isotônicos com vitaminas.



Caso esta proposta ABSURDA E ARBITRÁRIA da ANVISA não seja derrubada por voto popular, nós iremos transformar em drogas proibidas produtos que são amplamente utilizados no mundo todo, com segurança e com controle de qualidade de nível internacional. É absurdo que uma pessoa que quer malhar pra melhorar seu condicionamento físico e deseja complementar sua alimentação (que a cada dia é mais deficiente e carente de nutrientes no mundo todo) seja obrigado a comprar produtos de suplementação nas mãos de "traficantes da boa forma", que irão confundir o consumidor, cobrar preços absurdos e talvez até mesmo levar o consumidor a consumir produtos que sejam REALMENTE PERIGOSOS para a saúde. Afinal, proibindo produtos de qualidade e lícitos, a ANVISA está colocando bons produtos no mesmo "nível" de produtos criminosos e altamente nocivos aos praticantes de atividades físicas. 





Ok, e como eu faço pra ajudar e acabar com essa palhaçada?
Bem, se você gostaria:
- de ter liberdade na escolha do que vc consome
- de consumir Gatorade, shakes ou suplementos, mesmo sendo um praticante de atividade física que não objetiva competição
Então a melhor maneira de ajudar é assinando a petição da ABENUTRI, que será encaminhada a ANVISA para derrubar este projeto CRIMINOSO.

O link para a petição é: http://www.abenutri.org/

Caso você tenha um blog, um site, jornal de bairro ou tenha qualquer outro meio de divulgar este absurdo, então faça a sua parte: Divulgue o máximo que você puder e ajude a impedir que produtos de suplementação alimentar legais e de comprovada eficácia no auxílio aos esportistas de todo o mundo, mesmo os que não são profissionais, sejam tratados da mesma forma que as famosas "injeções veterinárias" e outros recursos ilegais que - estes sim - oferecem risco à saúde humana, podendo até mesmo levar à morte!

Isso é uma questão de saúde pública e preservação dos nossos direitos!

Colaborem!

OBS:  Este artigo não está sendo patrocinado pela Herbalife! Eu conheço os produtos deles, já usei ou produtos deles, minha mulher perdeu 13Kg usando os produtos deles, mas este post não tem nada a ver com eles. Estou defendendo o direito que QUALQUER FABRICANTE de complementos alimentares possa comercializar seus produtos LEGALIZADOS desde que sejam comprovados os benefícios à saúde humana e a ausência de riscos.

Um comentário:

  1. Olá Renato, para muita coisa no Brasil mudar precisamos nos unir e saber impor a nossa real posição. Para isso precisamos nos unir a entidades ou grupos que possam nos auxiliar.
    Gostaria de poder conversar com você a respeito de nossos direitos e o que poderiamos fazer.
    meu msn é japan.solutions@hotmail.com

    Abraços

    Alberto Takamura

    ResponderExcluir