quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Instalando o Android no HTC Touch - Em dual boot com o Windows Mobile!


Parece que meu sonho de ter o Android instalado em meu HTC Touch está muito perto de se realizar.

Depois de muito tempo pesquisando e tentando encontrar uma maneira de ter o "pequeno robozinho" rodando no meu HTC eu encontrei hoje algo que me deixou muito feliz: Uma maneira de instalar - Em DUAL BOOT - o Android em meu telefone HTC.
Conforme é informado na página de download do Android para HTC Touch, a versão foi projetada para rodar no HTC Touch da Spring (que é CDMA), mas eu vou testar instalando no meu HTC Touch (que é GSM) para ver o que acontece.
Pelo vídeo que eu  vi, a coisa está bastante adiantada. Mesmo que eu não consiga fazer o Android funcionar no meu HTC hoje, eu já sei que as coisas estão tomando rumo com bastante velocidade e dentro do pouco tempo, com certeza, teremos uma versão compatível com o HTC Touch GSM, quem sabe lançada pela própria HTC!

Eu acho que seria no mínimo inteligente da parte da HTC fazer uma versão do Android compatível com o HTC Touch (e de preferência bem rapidinho) pois este aparelho vendeu milhões de unidades, tendo sido um grande sucesso de vendas. Certamente, uma parcela destes aparelhos está na mão de pessoas que, assim como eu, não vêem a hora de experimentar o novo sistema do Google e por isso acho que seria muito bacana se o pessoal da HTC se movimentasse nesse sentido.

Mas como nem tudo são flores, o pessoal do Fórum XDA ainda está apanhando um pouco para que as coisas funcionem com perfeição. É o custo da inovação! Mas até que eles já estão bem adiantados. Pelo menos é o que dá a entender.
E porque eu iria querer tirar o Windows Mobile do meu HTC?
Bem gente, esta é uma questão complicada, delicada e imprecisa, mas eu diria que o Android é um sistema operacional mobile que veio fazer pelo mercado dos S.O.´s mobile a mesma coisa que o Asus EEE Pc fez pelo mercado dos notebooks: Abrir a concorrência e oferecer alternativas!
Hoje em dia, dispositivos com Windows Mobile embarcado tem uma "sobretaxa" bastante agressiva em função do valor da licença do S.O. Com um sistema operacional mobile livre e - porque não - gratuito, algumas bundas vão ter que se mexer se quiserem permanecer na liderança.

E antes que algum retardado venha me dizer que o Android nunca vai tirar o mercado que o Windows Mobile já conquistou, gostaria de lembrar-lhes que a poucos anos atrás, eu também disse que o Windows Mobile nunca iria tirar o mercado do PalmOS. EU ESTAVA ERRADO!


Com um sistema operacional que visa trazer o poder do "Grande G" para dentro dos nossos pequenos e inseparáveis companheiros de trabalho, o Google está dando mais um passo em direção ao seu objetivo de ser o centro nervoso das comunicações mundiais. Informação é poder, e sendo assim, o Google tem muito poder nas mãos, mas pelo menos até agora tem usado este poder de forma a nos beneficiar sempre, quebrando paradigmas (lembra quando ninguém acreditava que o Gmail daria 1GB quando o Hotmail ainda dava 2MB???) e mostrando que as empresas PODEM SIM beneficiar os usuários, trabalhar com qualidade e ainda lucrar com isso!
Espero que eu consiga instalar o Android aqui no meu HTC Touch. Vou postar os resultados nos comentários ou fazer updates deste artigo, se for preciso, ok?

6 comentários:

  1. Excelente ideia, também tenho um HTC touch e gostaria de colocar o android, mas diga ai, conseguiu ou não?

    ResponderExcluir
  2. No meu eu não consegui, talvez por algum problema com relação ao Hardware ser minimamente diferente.
    Vou ficar de olho.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um HTC Touch dual, niki 100 gsm, alguém ja tentou instalar o android???

    ResponderExcluir
  4. ja consegui mais naum funciona wifi camera nem som!!

    ResponderExcluir
  5. Alguem já conseguiu instalar o Android no HTC TOUCH?

    ResponderExcluir