Estas regras definem, entre outras coisas, que você terá de ser atendido em até 1 minuto. No caso de bancos e financeiras de cartões de créditos, o tempo é de apenas 45 segundos, exceto nas segundas-feiras, dias anteriores ou posteriores a feriados e no 5º dia útil do mês, quando o tempo de espera poderá ser de até um minuto e meio.
As novas regras em vigor também são válidas para empresas de telefonia (graças a Deus), TV por assinatura, empresas de aviação civil, planos de saúde, empresas de energia elétrica e de ônibus, entre outras.
Veja quais são as novas regras:
Algumas das mudanças trazidas pelas novas regras são:
- Cancelamento imediato do serviço após o pedido do consumidor
- Opção de falar com um atendente no primeiro menu telefônico
- Qualquer informação solicitada terá de ser dada durante o contato com o cliente, sem essa de "iremos averiguar"...
- Reclamações terão de ser respondidas (e resovidas) em 5 dias
- O atendimento terá de ser feito todos os dias, 24h
- O consumidor não terá mais que ficar explicando a mesma história várias vezes para vários atendentes diferentes
- O cliente só poderá ser transferido uma ÚNICA vez
- As empresas terão que contratar operadores QUALIFICADOS para responder às dúvidas dos clientes
- Os clientes passam a ter direito a um recibo do atendimento, OBRIGATÓRIO, desde que o cliente SOLICITE O RECIBO (isso não tem cara de pegadinha?)
- Em caso de reclamações e cancelamentos, é PROIBIDO TRANSFERIR A LIGAÇÃO
- Ao pedir para falar com um atendente, a ligação não poderá ser finalizada sem que o cliente seja atendido
- O acesso aos atendentes não poderá ser limitado ou condicionado ao prévio fornecimento de dados por parte do cliente
- Entre outras providências
Enquanto isso, no mundo real:
Bom, eu não sei quanto à vocês, mas eu acho muito difícil de que todas essas modificações sejam implementadas em menos de 2 anos... Imagina só aquele povinho todo de empresas de call center (não vou citar nomes para não ser apedrejado no metrô) tendo que ESTUDAR para continuar mantendo as suas vagas... Hahahaha... Essa eu quero ver!!!
Sinceramente, eu espero que aqueles que até hoje trataram os clientes igual à lixo sejam sumariamente demitidos. Eu presenciei algumas vezes, aqui no metrô do Rio, as "meninas" e os "meninos" de uma empresa de call center muito famosa dizerem, na cara dura, que derrubam ligações, fazem os clientes esperar propositalmente e transferem erradamente, só pros clientes desistirem dos cancelamentos. Agora eu quero mais é que esse povinho de merda morra de fome, ou então que vão procurar emprego num lugar mais condizente com sua índole. Quem sabe numa termas...
E enquanto isso, nosso amigo, ministro Tarso Genro, diz que "as empresas tem obrigação de prestar um serviço de qualidade "... Legal. Ele só percebeu isso agora, né? E mesmo assim porque algum "manda chuva" do governo deve ter tomado fumo pra cancelar alguma coisa ou ficou igual a um corno esperando na linha pra ser atendido. Só assim que as coisas andam nesse país, quando a burguesia sofre os mesmos males do "resto" da população.
E as coisas ainda estão muito devagar. Segundo o Google News (no dia de hoje) muitas empresas ainda não estão adequadas às novas regras, e eu digo que com certeza eles vão protelar o quanto for possível
E o que nós podemos fazer pra ajudar?
Reclame! Se a empresa que você procurou não atende a nova legislação denuncie. Entre em contato com a Anatel , Aneel , Febraban e qualquer outro órgão regulamentador que seja capaz de punir a empresa que não obedece à legislação.
Se as empresas continuarem a desrespeitar os consumidores e ninguém reclamar, nada vai mudar. É necessária uma mobilização conjunta de fiscalização popular e denúncias aos órgãos competentes caso as normas não sejam cumpridas.
Somente assim conseguiremos assegurar que nossos direitos sejam respeitados e poderemos abolir definitivamente das nossas vidas a famosa frase: "Por favor aguarde, sua ligação é muito importante para nós!"
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