É engraçado como as coisas se tornam mais ou menos previsíveis depois que você aprende pra que direção olhar...
No caso da tecnologia e das empresas do setor a coisa não é muito diferente.
Um bom exemplo é o Skype, que foi comprado em 2005 pelo eBay.
Pelo que se sabe não parece haver muita empatia do eBay ou ajuda no desenvolvimento do Skype. Parece mais que eles fizeram a compra para poder afirmar "Viu só, Google? Nós compramos primeiro..." - Coisa de mulequinho, né...
Já o Google, que tem se movimentado cada vez mais em direção ao setor da comunicação, online e offline, já tem várias frentes muito bem definidas, como o Android, o "leilão dos 700mhz" [1, 2, 3] e a MegaRede WiFi nos EUA, então nada mais natural do que ela se interessar também, mas não por último, pelo VOIP que une, na minha opinião o melhor de dois mundos.
O próprio Skype lançou a pouco tempo um telefone VOIP muito "cuti-cuti" que não precisa de computador e que pode se ligar à rede VOIP ou à rede GSM... Quer coisa melhor?
Agora imaginem o cenário: O Google compra o Skype, e de quebra lança em 2008 o Skypephone rodando Android com todas as aplicações do Google rodando no aparelho, com acesso de dados gratuito bancado pelos anúncios Google... Psiu, amigo leitor, dá uma limpadinha nessa baba que está escorrendo aí no cantinho da sua boca, por favor... ;)
Da maneira como as coisas estão ocorrendo hoje em dia, com o Google investindo pesado em telecomunicações e telefonia, e tirando proveito do grande potencial tecnológico do Skype com seu celular que permite chamadas VoIP, que por sua vez atribui um enorme potencial para o sistema operacional móvel do Google, Android.
Toda esta especulação se deve ao fato do eBay adquirir startups que "estão na moda" e depois "largar de mão" em vez de investir no seu desenvolvimento. O Google por sua vez é conhecido por desenvolver e elevar para outro patamar todas as suas aquisições. A aquisição do Skype pela Google Inc. é vista com bons olhos pelos acionistas da eBay, segundo notícias na internet.
Vejam bem, esta aquisição AINDA É apenas um rumor, MAS analisando friamente há muito sentido nestes rumores tendo em vista os variados investimentos do Google no setor de telecomunicações, conforme já havia mencionado. O interesse do Google pelo mundo "offline" se tornou público e notório, só não vê quem não quer ou não lê meu blog... :)
A nós, nos resta esperar para ver no que tudo isso vai dar. Sinceramente eu diria que o Android vai "bagunçar o coreto" do Symbian e do Windows Mobile, mesmo que os seus defensores digam o contrário [1, 2, 3, 4, 5]. Vale lembrar que assim que o Android foi anunciado, a HTC (uma das maiores parceiras do Windows Mobile) anunciou o lançamento de um Smartphone baseado em Android já pra 2008...
Bem, eu não sei como a Microsoft chama isso, mas EU chamo isso de "grito de independência"! A HTC é uma das (atuais) melhores fabricantes de hardware (Smartphones). Com a possibilidade de ter seu custo de licenciamento com software derrubado a ZERO, os aparelhos sairão mais baratos, logo venderão mais... Se a HTC já vende seus lançamentos igual a "pãozinho quente" com os preços atuais, imagina com melhor interface, aplicações Google rodando nativamente e sem "gambiarras" e com preço inferior... Se cuida WM... ;)
Isso sem contar que além da HTC, outras empresas de peso do ramo estão juntos do Google na OHA, como a Motorola, a Qualcomm e até mesmo a Intel (que é "casada" com a Microsoft a "séculos")
Eu duvido muitíssimo.
MAS se os outros CEO´s preferem fazer de conta que nada está acontecendo, ao invés de começarem a desenvolver estratégias de manter sua base de usuários, tudo bem.
Isso me lembra um sistema operacional que reinou absoluto a algum tempo atrás, mas que está praticamente morto hoje em dia... Qual era mesmo o nome??? Ah, era um tal de PalmOS, que era tão absoluto que esqueceu que toda grande empresa precisa de clientes e hoje está sendo emulado pra não cair no esquecimento...
E é bom também que o pessoal do WM e do Symbian se lembrem de que o Google não "mete a mão em cumbuca"... Diferentemente das outras iniciativas linux espalhadas pelo mundo mobile a fora, eles "investiram" 10 MILHÕES DE DÓLARES como "motivação" para o desenvolvimento de "killer apps" para o Android.
Como eu já disse antes: Se o pessoal do Linux desenvolve pelo simples prazer de "fazer parte", o que dirá motivado por um "brinde" como este!!! :)
E lembrando as sábias palavras de Ghandi: "Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, então finalmente resolvem te enfrentar e aí você vence." - (Mahatma Ghandi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário