quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Ganhei um N95 novo da Nokia!!!

Calma, não é nada disso que vocês estão pensando e também não é pegadinha.
Estamos falando de atualização de firmware...
Se você não sabe o que é firmware, deixe seu N95 quieto e não mexa em nada. Se você "acha" que sabe, também esqueça este tutorial...
Não quero ninguém dizendo que perdeu o N95 porque fez o que está escrito aqui. Acho que todo mundo aqui é bem grandinho pra saber das suas capacidades e responsabilidades, não é mesmo?

Se você sabe muito bem do que estou falando, então prossigamos...

OBS. Nº 01.: Faça um backup dos seus dados. Depois do update do firmware, todos os dados serão perdidos...
OBS. Nº 02.: Você pode verificar seu PC (product code) nesta página

Até hoje de manhã, eu estava usando o firmware 12.0.013, mas depois de ler as maravilhas do software novo (a versão 20.0.015) no blog do parceirão de Nokia, o Rodrigo Toledo, resolvi perder o medo e correr atrás do prejuízo, e como fui bem sucedido, resolvi ensinar vocês aqui no Conversa Digital como fazer a atualização.

Gostaria de lembrar aos senhores que a operação de update de firmware é delicada, portanto eu não me responsabilizo caso seu N95 venha a parar de funcionar por uso indevido ou incorreto das informações aqui postadas. Mas com certeza ajudarei quem precisar através dos comentários!!!

Bom, em primeiro lugar é importante que você faça todo o procedimento um um computador com banda larga (quanto maior, melhor) e que esteja numa rede elétrica bastante estável ou sob um nobreak, porque se a energia cair, ou o cabo de dados se soltar durante o update do firmware, adeus N95!!!

Você vai precisar baixar dois softwares na Nokia: O Nokia PC Suite e o Nokia Software Updater.



Após baixar e instalar estes softwares (se você não sabe como fazer isso, pare agora mesmo. Este tutorial não é para você!) você terá que baixar e instalar o Nemesis Service Software. Este software pode ser baixado aqui.

Após terminar de baixar o software, instale-o (após ter instalado o PC Suite e o Software Updater). Este software tem como objetivo mudar o PC (Product Code) dos aparelhos nacionais, cujo product code - geralmente - é 0549028

Existem no Brasil (de maneira geral) três PC em pt-br:

0534862 LTA
0546222 Brazil
0549028 RM-159 NdB Brazil CV DP

Para os dois primeiros já existe update para o fw20, para o último (que era meu caso) ainda não até a data de hoje.

Se você nasceu de 7 meses e quer experimentar os novos features do fw20 AGORA então sigas as instruções abaixo, mas conforme eu já alertei, CUIDADO!!!

1 - Conecte o celular e aguarde o Windows instalar os drivers. (que vem no PC Suite e no Software Updater. Quando conectar o celular, coloque em modo "PC Suite")

2 - Abra o programa Nemesis Service Suite e clique em “Scan for new device”.

3 Clique no ícone “Phone info”.

4 Clique em “Scan”.

5 Modifique o product code de acordo com a lista acima, eu usei o 0546222
6 Selecione “Enable”.
7 Pressione “Write”, e o product code do seu aparelho será modificado.

8 Feche o programa Nemesis Service Suite e rode o Nokia Software Update.
10 Não toque no cabo do celular até o final do processo de upgrade.
10 Reinicie o seu telefone, que já estará com o novo firmware instalado.

Depois disso, você terá um novo e renascido N95!!!

Mais uma vez, crianças: Ouçam o conselho do "Tio Renato": Só façam isso se tiverem muita certeza de qua a bateria está "full" (fiz com o meu ligado no carregador) e que o micro não vai desligar no meio do processo, SENÃO FUDEU!!!

Depois disso, vocês vão abrir o Software Updater e seguir os passos descritos. Agora vem a explicação de porque é indispensável a banda larga: O arquivo do fw20 tem 115Mb de tamanho, e por isso é que quanto mais velocidade, melhor. Aqui no trabalho eu levei 6 minutos na operação toda, mas minha banda é de 35MB!!! :)

Trabalhar pro governo federal tem suas vantagens... ;)

Agora vamos ao "pós-operatório"...

Primeira pergunta: Valeu à pena fazer o upgrade do firmware? Valeu cada segundo!!!

Uma das funções mais importantes (dentre tantas outras) que foram lançadas neste update foi o "Demand Paging": Um sistema de gerenciamento de memória que faz o seu N95 parecer que tem memória infinita... Dá só uma olhada na tela abaixo: Cada setinha azul representa uma aplicação rodando:
A tela não é do meu aparelho, mas eu fiz a mesma coisa, e digo: Eu estava COM 20 APLICAÇÕES ABERTAS e o N95 continuou rápido... Eu quase chorei!!! :)

Inclusive, algumas coisas saltam à vista neste fw: Estabilidade (não trava e nem reinicia nem por decreto - até agora), velocidade de sistema de câmera (ficou quase instantâneo) e de boot, e - pasmem - DURABILIDADE DE BATERIA!!!
Eu estou desde a hora do upgrade - aproximadamente 10:30h - mexendo nele frenéticamente, já abri todas as aplicações, joguei no ngage (falo disso depois) estou com o WiFi ligado direto, tirando fotos e filmando (isso eu também falo depois) e a bateria AINDA NÃO CAIU NEM UM TRAÇO!!! (Agora são 13h)

Através do EXCELENTE Handy Taskman é possível ter uma tela como esta aí de cima, que te mostra o que está rodando, quanto tem de memória disponível em cada local (Ram, Flash Interna e MicroSD), entre outras coisas. Eu tenho e recomendo!!!

Agora vamos falar "globalmente" das melhorias que eu percebi até agora[1, 2, 3, 4, 5]:
- Durabilidade da Bateria. Este ERA um problema crítico no N95. ERA!!! Eu estou dando uma "surra" no meu N95 desde a hora que fiz o upgrade e ainda (13:40h) não caiu nem um tracinho de bateria. Surpreendente...
- Qualidade e velocidade da câmera: 2 segundos. Este é o tempo que leva agora pra "armar" a câmera do N95. Quando eu digo "armar" isso significa ela estar "ready to shoot" ou seja, pronta pra tirar as fotos. E o que é melhor: O tempo entre tirar uma foto e estar pronto pra foto seguinte praticamente desapareceu!!! Em menos de 1 segundo a câmera está pronta novamente... E sem tirar de dentro!!! :)
Para testar a qualidade do algoritmo fotográfico eu peguei duas fotos da mesma flor - Uma antes e uma depois do upgrade. Na minha opinião, a qualidade melhorou a olhos vistos, mas vou deixar vocês decidirem... (a primeira foto é a mais antiga com firmware 12.0.013)
- A galeria de mídia está rápida. Mas você não está entendendo: Está RÁPIDO!!! As visualizações dos vídeos, que demoravam uns 5 segundos pra aparecer agora são instantâneas como as fotos. Simplesmente já estão lá quando você vira o botão!!! Bingo.
- Novo sistema de busca 4.0: mais rápido, mais inteligente e mais bonito.
- Novo music player. Agora entre as configurações você conta com controle de stereo e intensidade sonora, além de balanço. O equalizador permite personalizar as equalizações em até 8 bandas e você pode criar suas próprias configurações de equalização.
No fone de ouvido a diferença de qualidade do som é EXTRAORDINÁRIA!!!
Faz muito tempo que não ouço um som de tão boa qualidade. E olha que eu sou viciado em música e dispositivos relacionados. Nem o iPod do colega aqui do trabalho com o fone original bateu o som do meu "novo" N95!!! Estou extasiado!!!
- Sistema Ngage de jogos: A "morte" do Ngage havia me deixado muito triste, porque eu realmente adorava minha "fatia de pizza"... Mas agora o Ngage renasceu: Mais forte, com chip gráfico dedicado e com jogos mais modernos e com gráficos de tirar o oxigênio de qualquer pulmão!!!

- Finalmente, caiu UM TRACINHO DE BATERIA!!! Também com Wi-Fi, Bluetooth e MP3 ligado no máximo não há "plutônio" que dê conta... ;) (14:32h)

- Pra terminar a minha lista vem o fantástico "Demand Paging" que é um gerenciamento inteligente de memória capaz de lidar inteligentemente com as aplicações e permite rodar vários aplicativos simultaneamente, sem travar, sem "engasgar" e sem resetar!!!

Bom, gente... Eu tenho que trabalhar. Mas aqui fica minha dica: Se você tem um N95 Classic, faça o upgrade para o fw20 HOJE MESMO. Não perca mais um único segundo!!!

Um grande abraço ao Rodrigo Toledo e ao pessoal que colabora com ele nos comentários do seu blog (em especial o Gustavo), pois sem eles este tutorial não existiria!!! :)

Um abraço a todos.

30 comentários:

  1. Vc É o cara. Ja li de tudo na net, querendo tirar a duvida de como fazer esse upgrade nos telefones nacionais. O meu PC é o mesmo que o seu, ou seja, vou repetir teus passos ipsis literis hoje a noite, qdo eu carregar ele. Deve dar tudo certo: 8mb de banda, notebook (sem medo de queda de luz)...

    Amanha posto de novo, dizer como foi.

    Cara, eu to com umas coisas legais de symbian.. quiser trocar figurinhas, adiciona no msn: sami20@bol.com.br

    Abraco.

    ResponderExcluir
  2. Beleza Sami...
    Espero de coração que você consiga fazer o upgrade. Você vai ficar maravilhado com a diferença...

    A propósito, dificilmente eu uso msn, mas mesmo assim o meu é renato@renatosiqueira.com

    Se você tiver gtalk me adiciona, que nele você me acha mole, mole...

    Um abraço e bom upgrade pra você :)

    ResponderExcluir
  3. e aí Renato!
    encontrei seu blog pelo site do rodrigostoledo!
    ficou mto bom o seu passo a passo para atualizacao do firmware!
    agora...se nao for demais, gostaria de pedir por mim e por tdos os outros q tem duvidas qto ao uso efetivo do gps.
    faca um guia para nos, com melhores programas, onde consegui-los, como instala-los, se o gps eh assistido,se o servico tem alguma taxa....obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Renato

    Valeu pelo toque. Ta adicionado no msn. Qual teu gtalk? vou tentar renatosiqueira@gmail.com

    Atualizei o firmware. foi super facil. unica dificuldade, e fica aqui a dica: o nemesis nao achava telefone de jeito nenhum. eu uso o vista. no vista, tem q executar o nss.exe como administrador, senao ele nao acha mesmo.

    Instalei nele o scummvm, emulador de jogos da lucasart. agora, to procurando um divx player...

    A gente vai conversando.

    Abraco.

    ResponderExcluir
  5. Renato,

    Parabéns por ter feito um tutorial tão completo.

    Rodei muito na net até achar uma explicação para poder atualizar o firmware do meu N95.

    Leio sempre o blog do Rodrigo Toledo, mas foi através do seu blog que tomei coragem prá atualizar meu nokia. Apesar de confessar que vc fez tantas recomendações que eu fiquei com medo....rs

    Mas foi mais tranquilo do que eu imaginei.

    Realmente, se alguém ainda tem dúvidas se vai ou não atualizar seu firmware...não perca mais tempo.

    Parece realmente um novo celular!

    Obrigada novamente!

    ResponderExcluir
  6. Cara lindo!
    To tentando fazer o upgrade mas o programa não consegue achar o meu celular, tem idéia do que ocorre? ele diz que deu erro ao procurar o celular. Fiz tudo como você disse PC suite, etc.....
    abraço!
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Cara,
    É importante que você tenha instalados na máquina os seguintes softwares:
    - Nokia PC Suite
    - Nokia Update Services
    - Nemesis

    Sem o PC Suite o telefone não será reconhecido.

    Qual é o erro que dá? Tem alguma tela? E qual é o programa que dá erro? o Nemesis?

    Para poder ajudar de alguma forma, é importante que você descreva o que você fez e o que aceonteceu detalhadamente.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Amigo, para essa atualização se faz necessário estar usando o chip da operadora? Meu N95 é desbloqueado, OI, mas uso chip da TIM. Na atualização tenho que estar obrigatoriamente com o chip?

    ResponderExcluir
  9. Kra blz??
    nao podia de deixar um comentario aqui elogiando teu blog dos vários q tem o passo a passo o seu é o único que detalha tão bem e nos encoraja a atualizar o N95, meu problema é o seguinte, minha versão é a 11.0.026 bem mais antiga no site da nokia ele pede pra eu atualizar e baixar o Nokia Software Updater pra versão 12.0.013 quando tento ele da pagina indisponivel isso ha mais de 2 semanas. Tem com baixar o Nokia Software Updater de outro local? eu ja posso atualizar da minha versão antiga pra .20?
    falow kra e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  10. Renato fiz o update do firmwere 20.0.015, o celular ficou como você ja havia dito no seu blog, velocidade, estabilidade , pouco consumo de bateria. Só tive um pequeno problema apareceu uma imagem na tela tipo chuvisco na parte inferior, será que aconteceu com algum outro leitor, gostaria de saber sua opinião e pedir socorro o que eu faço, será que terei que instalar o firmwere novamente?

    ResponderExcluir
  11. cONFROME DISSE ANTERIORMENTE, SEGUE O lINK COMS AS FOTOS DAS MANCHAS NO DISPLAY, POSTADO EM MEU BLOG.
    http://fisioricardosena.blogspot.com/2008/01/problema-no-display-do-nkia-n95.html

    ResponderExcluir
  12. Ola pessoal! vcs sabem se posso fazer este mesmo processo num N95 da Tim? Meu product code é 0553016 e o firm que veio é 12.0.013 RM159.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. O procedimento pode ser feito em qualquer N95, pois independe da questão da operadora.
    É simplesmente um update de firmware comum, com o diferencial da alteração do Product Code, só isso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. entendi... minha dúvida é pq o tempo todo o pessoal comenta do update de firmware para N95 livre... deu a entender que nao é possivel no N95 com firmware de operadoras, que normalmente sao capados..

    ResponderExcluir
  15. o Nemesis nao acha meu n95, enquanto que o pc suite acha, nao sei oq esta acontecendo, oq vc me aconselha a fazer ?

    ResponderExcluir
  16. Renato,
    Tenho N95 com o cod 0549028, fui no site nokia.com e segui os passos baixando o updater. Fiz o update com sucesso, que era 11.0.026 para o 20.0.015 de 13.11.07 RM-159 (baixei ontem (03.02.08. Antes voltei as conf.originais, dei um reset com 7370 e 7780, formatei o cartão de mem, deixei ele sem bateria e chip um bom tempo e fiz o update (COM SUCESSO). Mas continua travando. Bati uma foto e como vc disse é quase instantanea, bati outra e descartei tbem e a travou. Não sei o que fazer mais. Tem alguma dica?

    Beto

    ResponderExcluir
  17. pessoal, nao precisa fazer mais todo este processo. Ja tem update brasileiro original no site da nokia Brasil. É so acessar e seguir os passos.

    ResponderExcluir
  18. Fala Renato, beleza??
    Bem estou com um pequeno problema:
    Segui todos os passos que você mensionou: mudei o product code, logo despois reinicei o Nokia Software Updater: Mas mesmo assim ele diz que não tem atualizações para o meu celular. Repeti várias vezes, mas mesmo assim nada.
    Em Nokia Software Updater, aparece o seguinte do meu celular: Noki n95 (RM-160) Firmware version current: 10.2.006...
    Bem espero que possa me ajudar, não vejo a hora de conseguir fazer essa atualizaçõa..
    Desde já agradeço a atenção..

    ResponderExcluir
  19. Prezado,
    Verifique no site da Nokia com o seu product code original, pois me parece que a Nokia já disponibilizou este update para todos os N95 de todos os Product Codes disponíveis.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Então Renato, fui no site da nokia, e ñ tem atualização para o product code do meu celular...
    Por favor me da um help...
    Quero atualizar esse cel...
    O que posso fazer??
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Amigos, depois de atualizar o Firm. da para usar os recurssos de PTT "POC"???

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Renato...primeiramente, lhe parabenizo pelo ótimo passo-a-passo que você criou......ficou joia....agora, eu lhe pediria um help....quando rodo o NSU, ele não encontra nenhuma atualização disponivel para meu aparelho, ja troquei o PC e nada...ja auternei entre todos os PCs que vocês indicaram, mais nada ainda.....não sei se tem alguma coisa a ver, mas reparei que alguns dos N95 citados dos que ja foram feita essa atualização, são RM159...o meu é RM160....teria algo a ver ? ? ?...pode ser o NSU ? ? ?

    obrigado !!!

    ResponderExcluir
  23. Iae Renato. cara. muita informação legal nessa pagina .O meu problema é que eu estou querendo atualizar a firmware do meu N95 (atual RM-160 10.2.006 - original da CLARO) para que possa tentar, novamente, instalar o Nokia Maps, Gmaps ou algo do tipo (e deixá-lo mais rápido, é obvio). procuro navegar com GPS e mapas Offline, mas nao consigo instalar nenhum. Cometi o erro de desinstalar o NokiaMaps (que veio com o aparelho)e nao consigo mais colocar de volta. estou num mato sem cachorro. Consegues me auxiliar ? Obrigado e parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Renato.
    Resumindo, meu N95 travou. Estava fazendo a atualização do cel. qdo aconteceu um pique de luz e o computador desligou. Após isto meu cel travou. Só mostra a logomarca da Nokia. Existe alguma solução.

    Sds

    ResponderExcluir
  25. Fernando,
    Lamento ter que ser eu a te dizer isso, mas se você der uma lidinha rápida no texto, vai encontrar o seguinte:

    Gostaria de lembrar aos senhores que a operação de update de firmware é delicada, portanto eu não me responsabilizo caso seu N95 venha a parar de funcionar por uso indevido ou incorreto das informações aqui postadas. Mas com certeza ajudarei quem precisar através dos comentários!!!

    Bom, em primeiro lugar é importante que você faça todo o procedimento um um computador com banda larga (quanto maior, melhor) e que esteja numa rede elétrica bastante estável ou sob um nobreak, porque se a energia cair, ou o cabo de dados se soltar durante o update do firmware, adeus N95!!!

    O que está acontecendo com você deve ser o mesmo que pode ser visto neste vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=-ZEEjyow7bQ

    Acho que isso resume tudo, infelizmente.

    O N95 é um telefone fantástico, mas como eu informei, a operação exige cuidados. Infelizmente acho que seu aparelho precisará ser levado a uma autorizada, e o preço deste reparo deve ser algo realmente proibitivo.

    Lamento, amigo.

    ResponderExcluir
  26. tenho um nokia N95 e pedir meu celular gostaria de saber como posso recuparar as conversas e todas as ligaçoes que eu fiz so que eu nao gravei na memoria mas sim no celular posso pedir a operadora claro minhas conversas de todas as ligaçoes feita do dia 15/11/09 a 04/02/2010

    ResponderExcluir
  27. Prezada Lucia,
    Ligue para a sua operadora e verifique como conseguir os números discados e recebidos. Acredito que seja possível. Quanto às "conversas" aí acho bem mais difícil, mas vale a pena perguntar também.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Olá Renato, gostaria de saber se funciona também no N95-3, fico no aguardo para testes, Abs.

    ResponderExcluir