terça-feira, 6 de novembro de 2007

E enfim, senhoras e senhores, apresento-lhes o gPhone, ou Android

Olá senhores,
E como todos esperávamos (ou pelo menos alguns), o tão falado gPhone nasceu.
"Mas peraí... Ele não parece com o que eu vi na ultrasonografia!!!"

Muito se especulou a respeito do gPhone.
Alguns postaram fotos, outros fizeram previsões (eu inclusive) mas o Google foi além de todos nós, pobres mortais. Ela fez o que já era esperado e investiu naquilo que ela sabe fazer melhor: Software!!!
E este software se chama: Android!!!

Este anúncio põe fim a meses de especulação a respeito dos planos da empresa para a área de telefonia móvel. Entretanto, os primeiros aparelhos equipados com o pacote do Google estarão disponíveis no mercado apenas no segundo semestre de 2008.
O Google não fabricará celulares e diz que não planeja estampar sua marca nos aparelhos. Em vez disso, vai trabalhar com fabricantes que concordarem em usar seu sistema operacional.
O pacote do Google será baseado em sistemas de código aberto para computador (leia-se: Linux), que podem ser mais facilmente manipulados por programadores.[1, 2]


"Hoje em dia, 1.5 bilhão de televisões estão espalhadas pelo mundo. 1 bilhão de pessoas estão na internet. Mas, aproximadamente 3 bilhões de pessoas tem um celular, fazendo deste o maior sucesso em produtos de consumo. Fazer um celular melhor enriquecerá a vida de incontáveis pessoas através do globo. A Open Handset Alliance™ é um grupo de líderes em tecnologia e mobilidade que compartilham suas visões para alterar a experiência móvel dos consumidores."
Estas são as palavras que constam no site da Open Handset Alliance™.

Open Handset Alliance é o nome oficial do teórico Google Phone, Gphone ou semelhantes.
Na verdade não existe um telefone físico criado pelo Google, conforme eu já havia falado, mas uma aliança para criar uma nova plataforma de desenvolvimento para celulares formada por 30 empresas de tecnologia e telecom, incluindo aí o Google.

A lista de membros da OHA une gente muito boa e forte com interesses mútuos: operadoras (Sprint, Telefonica, Telecom Italia, NTT DoCoMo), fabricantes de semicondutores (Intel, Broadcom, Qualcomm, Texas Instruments), desenvolvedores de software (Google, eBay, Nuance) e quatro fabricantes de celulares: HTC, Motorola, LG e Samsung.

O "filho" desta aliança é o Android. Baseado em Linux, reúne sistema operacional, middleware e aplicativos para telefones. Seu SDK sai oficialmente semana que vem, dia 12 de novembro. Os primeiros celulares só chegam ao mercado na segunda metade de 2008. (Pelo menos é o que se espera.)

E quem vai enfrentar o "chumbo grosso" dessa aliança?

A primeira empresa a "levar ferro" é a Microsoft. Tanto HTC, Motorola e Samsung têm aparelhos movidos a Windows Mobile. Ainda não sei qual é a estratégia exata dessa parceria (exclusividade, coexistência?), mas são os principais fornecedores de hardware móvel para Redmond seguindo em direção ao open source (até onde sei a LG não tem smartphones). A Motorola, por sinal, já vinha sinalizando mudanças há algum tempo com a adoção de Linux em diversos dispositivos, tais como o Rokr E2 e o A1200i

A segunda, com menores consequências imediatas (por conta da sua consolidação no mercado de smartphones) é o pessoal da Symbian (leia-se Nokia e Sony Ericsson). Aparelhos movidos a Symbian representam um pedaço enorme de mercado e contam com uma comunidade enorme de desenvolvedores por todo o mundo. O curioso é que a própria Nokia usa Linux em alguns dos seus dispositivos (como os internet tablets N800 e N810) e há muito tempo se especula que o principal problema dos seus aparelhos é o gargalo causado pelo sistema operacional Symbian.

“O chute da Google não é apenas no sistema operacional, mas também em um navegador de Internet projetado para a mobilidade, um calendário, uma agenda de endereços, mapas, e-mail e acesso ao sistema online de pagamentos da Goole, que pode ser usado para fazer compras via celular”, conta Quentin Hardy em artigo publicado no site da revista Forbes.

Segundo ele, o que a Google ganha em troca é mais espaço para vender publicidade. “Noventa e nove porcento da receita da Google vem da publicidade, seja a colocada em serviços online grátis como busca e e-mail, seja pela inserção em sites de terceiros. Quanto maior ficar a Internet, calculam os executivos da Google, mais páginas haverá para a publicidade e mais pessoas precisarão fazer pesquisas (com mais publicidade) para encontrar qualquer coisa”[1].

E neste particular, podemos lembrar do que foi dito acima. Os celulares são a única (até então) plataforma REALMENTE PESSOAL e praticamente UNIPRESENTE. Se você for como eu, por exemplo, terá no mínimo, 2 celulares que vão com você pra cama (despertador) e estão com você o dia todo, todos os dias, 24x7x365 [1, 2]!!!

Assim sendo, com esta GRANDE TACADA do Google, eles quase extinguiram os coelhos da face da terra... :)
1 - Focaram naquilo que sabem fazer. E bem. Software!
2 - Por estarem colaborando com a parte que lhes é familiar, correm praticamente nenhum risco, a não ser homens/hora e tempo de desenvolvimento em laboratório.
3 - Por estarem se firmando em aliança com os maiores e mais familiares "players" do mercado de telefonia móvel e tecnologia, ganham "momentum" e não precisam reinventar a roda.
4 - Por estarem trabalhando com software livre, e ter um SDK público, podem contar com a "força de trabalho voluntária" e certamente "fanática" dos nerds, geeks e similares do mercado. Se o Opensuse chegou onde chegou, imaginem onde o Android poderá chegar!
5 - Ampliarão de maneira GIGANTESCA seu campo de trabalho, podendo por exemplo num futuro próximo, fazer anúncios geograficamente localizados, devido ao GPS dos celulares ou à localização por antenas celulares
6 - Se tornarão (se é que já não são) o maior veículo de propaganda do mundo, superando televisão, rádio, jornal (o que é isso???) e até mesmo, quem diria, a Internet!!! Propaganda online no seu celular o dia todo em troca de serviços à altura de Gmail, Docs, Calendar, Notebook
e outros!!! Eu topo!!!
7 - Em pouco tempo, com uma aliança deste tamanho, com os maiores "players" do mundo e com o apoio, aval e "know-how" do Google, eu acredito que sistemas como Windows Mobile e Symbian vão ficar com a corda no pescoço. Porque eu vou investir num sistema operacional fechado (e caro) se eu posso lançar meu produto com um sistema operacional gratuito, de excelente qualidade, com uma comunidade de milhões de pessoas dispostas a trabalhar de graça pra mim e melhorar a cada dia mais meu produto??? "Tá de sacanagem comigo, 06???"
8 - Ainda sobrou algum coelho aí??? "Pede pra sair... Pede pra sair, caramba!!!" :)

Só nos resta esperar e ver como a comunidade Linux mundial vai responder a mais um chamado do Google.[1, 2]

Um abraço especial ao Andersom, que me deu o maior esporro hoje de manhã me cobrando este post.

Senhoras e Senhores, bem vindos ao futuro da telefonia. Bem vindos ao gPhone!!!


Atualização:
Putz... Nem bem acabei de postar já tem atualização...
HTC Anuncia celular com plataforma móvel do Google para o 2º Semestre de 2008

Espero que estes vídeos abaixo, que mostram o HTC Touch em funcionamento sirvam pra despertar a curiosidade de vocês... :)






2 comentários:

  1. **** que pariu!!!!


    Excelente post campeão! Muito bom mesmo! Meus parabéns!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pô cara,
    Valeu... :)

    Mas eu gostaria de deixar claro que uma grande parte deste post não é exclusividade minha, mas uma montagem com pedaços de textos de vários outros sites, cujas referências se encontram espalhadas pelo texto.

    De qualquer forma, é muito bom saber que a audiência ficou satisfeita com a "colagem-resumo-notícia"...

    Um abraço.

    ResponderExcluir