sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Chupa essa manga, iPhone!!!

Oi pessoal,
Na minha opinião, uma das funções mais "cool" do iPhone é o "Acelerômetro [1]".
Não vou tentar explicar cientificamente o que é isso. Vou apenas explicar o básico:
Acelerômetro é um dispositivo que permite medir ou captar a movimentação de um objeto e traduzir este movimento tridimensional em uma espécie de "comunicação" com o objeto onde o acelerômetro está instalado. É um tipo de "Force Feedback", como nos controles do Nintendo Wii, onde o movimento dos controles sem fio faz as coisas acontecerem no videogame.

Esta tecnologia que foi usada no iPhone causou um efeito "Uau" tão grande que foi digno de muitas reportagens (algumas tão forçadas que me pergunto se não foram compradas). MAS o que ninguém sabia é que a Nokia tinha um acelerômetro "guardado na cartola"

Após algum tempo pesquisando sobre o N95, descobri para minha grata surpresa, que o N95 TAMBÉM TEM UM ACELERÔMETRO, capaz de fazer tudo que o iPhone faz em matéria de "rotação de tela" e muito mais...
Confesso que a primeira vez que vi o vídeo da demonstração do acelerômetro do N95, que foi colocado no ar pelo NokiaBlog achei que fosse "fake", até hoje quando baixei o aplicativo MovingBall, instalei no meu N95 e vi por mim mesmo... FUNCIONA!!!
Dêem só uma olhada no vídeo:


Pelo que se pode perceber, o sistema de resposta motora do N95 funciona muito bem, obrigado.

Se você perceber no vídeo, ou instalar o aplicativo MovingBall no seu N95, vai perceber que o sensor dele trabalha com praticamente todas as "dimensões" possíveis, pois ele "percebe" se está de pé ou deitado, inclinado, em movimento, se está "quicando" ou rodando, ou seja: Interatividade motora 3D total!!!

É interessante pensar nas mais diversas formas de como esta tecnologia poderá ser utilizada num futuro próximo. Uma das aplicações desta tecnologia já está sendo desenvolvida pela Nokia, que é o sistema de monitor de atividade, que terá condições de verificar quantos passos você deu numa caminhada, verificar queima calórica e distância percorrida, por exemplo.

Com esta nova capacidade (que já existia, mas estava "entocada") a Nokia acaba de trazer possibilidades incríveis ao nosso "pequeno notável", como por exemplo:
- "Perceber" quando o telefone está na bolsa, no bolso, na mão sobre a mesa e adaptar a condição ao perfil de toque adequado, vibrando, tocando alto ou baixo para chamar a atenção do proprietário de forma mais adequada e mais econômica.
- Mudar as imagens do álbum de fotos e vídeos simplesmente dando uma leve inclinada no pulso
- Desligar o alarme caso você coloque o aparelho de cabeça para baixo
- Silenciar a campainha sacudindo o celular
- Jogos que tirem proveito do movimento do aparelho, como por exemplo, jogos de dados (você não balança os dados pra jogar?)
- Entre inúmeras outras possibilidades que não passam pela minha cabeça agora por que estou com sono... :)

Interessante notar que esta implementação é uma possível resposta ao Blackberry, não ao iPhone, que já no ano passado havia colocado uma patente para este tipo de tecnologia nos aparelhos da linha. Não sei no que deu, mas ainda não vi nenhum Blackberry com acelerômetro.
Com isso a Nokia vem demonstrar que ainda está "por cima da carne seca" e que quando quer sabe muito bem fabricar aparelho IMBATÍVEIS!
Eu posso dizer, sem medo de errar que NÃO EXISTE NENHUM APARELHO NO MERCADO MUNDIAL HOJE QUE SEJA TECNOLOGICAMENTE MAIS AVANÇADO QUE O N95... Pelo menos não em comercialização. Quem sabe nos laboratórios da Nokia ou das concorrentes??? :)

E como diria Cazuza, "O tempo não pára"... Pelo que tudo indica, já teremos no final de Novembro uma aplicação que trará a mesma capacidade de rotacionar a tela que o iPhone: o Rotateme. Esta aplicação simples permitirá que você mude a orientação da tela do N95 simplesmente mudando a posição do aparelho. Como no iPhone - Com a vantagem de ser em Symbian 3ed!!! :)

Para aqueles que são desenvolvedores e que já estão com os dedos "coçando" para desenvolver aplicações para esta "nova" funcionalidade do N95, basta acessar o SDK do sistema dele e se divertir...

Só para não dizer que não postei nada sobre o software, segue um vídeo bem bacana.

É senhores... Sem comentários...

4 comentários:

  1. Sem comentários!? que nada, temos mais é que comentar msm! Não sei pq a Nokia não divulgou esse recurso amplamente no lançamento do N95, que na minha opnião é um dos melhores pois traz junto com ele um leque de possibilidades para nosso brinquedinho. Jogada de marketing ou não, o que importa é q agora foi divulgado, só nos resta esperar pelos aplicativos que vão usar e abusar desse recurso. Se com todos seus atributos o N95 já é considerado um dos melhores do mundo (o melhor na minha opnião), agora com o acelerômetro não sei onde ele vai parar... O que eu sei é que vai ser difícil para a Apple digerir essa manga! O caroço vai ficar entalado na garganta! kkkkkkkkkkkkkkkk Até o próximo post Renato, e parabéns por este!

    Bit

    ResponderExcluir
  2. Fala Bit,
    Eu, na qualidade de viciado em tecnlogia, nunca vi nenhum aparelho tão completo como o N95. E quando você acha que já viu tudo, vem a Nokia e te surpreende!!! Eu fiquei maravilhado com a descoberta do Acelerômetro do N95. Com certeza, vou levar muito tempo para me "divorciar" deste aparelho. Hoje em dia tem muitos aparelhos bons no mercado. O próprio iPhone, ENQUANTO TELEFONE, é uma concepção muito inteligente. O sistema touchscreen dele, com multitouch, é muitíssimo interessante, mas nada se compara ao que vemos no N95. Realmente, não dá pra comparar.
    Eu acho que este telefone um ícone da Nokia. Tudo nele está certo. Como conjunto, não falta absolutamente nada. É um verdadeiro canivete suiço. E os softwares expandem a capacidade dele até o infinito.
    E agora, com a revelação do acelerômetro, um mundo de novas possibilidades se abre para os desenvolvedores e para os usuários. Faz muito tempo que a Nokia não manda tão bem, mas dessa vez eu acho que ela se superou. Eu, como usuário da Nokia a muitos anos (Comecei com um telefone Nokia CDMA lindíssimo, da Telemig que comprei aqui no Rio, no contrabando)posso dizer sem medo de errar: Este telefone foi, até agora, a melhor máquina já construída pela Nokia em termos de tecnologia e funcionalidade.

    ResponderExcluir
  3. Pronto, saiu! http://www.poptrade.com.br/rotateme.sis Lembro que falta assinar o aplicativo... Já testei e é show de bola! Que venham os próximos softwares! Abraços!

    Bit

    ResponderExcluir
  4. Esse é o Bit... hehehehe
    Amanhã eu vou assinar o aplicativo e "brincar" com ele um pouquinho...
    Um abraço e muito obrigado pela colaboração, meu amigo.

    ResponderExcluir