sábado, 6 de outubro de 2007

Será que vou poder deixar o carregador em casa...?

E aí pessoal,

Me parece que enfim as empresas de telefones celulares aprenderam que não se ganha dinheiro com carregador, e sim com os telefones...
A muito tempo eu venho batendo na tecla de que os engenheiros, principalmente os da Palm, tem algum tipo de pacto com as trevas, porque a cada modelo de aparelho lançado, o conector mudava completamente, obrigando os pobres usuários a mudar TODOS os acessórios toda vez que queiram mudar de modelo.
O mesmo acontece com os celulares: Cada fabricante tem seu próprio modelo de celular, o que é uma tortura para os clientes, que são obrigados a ter 2 ou 3 carregadores diferentes, ou partir pra "informalidade" pra poder "dar de comer" aos seus celulares. Mas parece que isso está pra acabar.

O fórum Open Mobile Terminal Platform (OMTP), dominado por operadoras e que inclui fabricantes como Nokia, Samsung, Motorola, SonyEricsson e LG, anunciou que seus membros concordaram em ter o micro USB como padrão em seus carregadores em um futuro próximo, informou o site CNet.

A decisão traz um grande impacto positivo para os usuários de celulares em todo o mundo, já que com a adoção do novo padrão, os consumidores que trocam freqüentemente de celular não serão mais forçados a colecionar carregadores usados produzidos por diferentes fabricantes, podendo usar o mesmo carregador em diversos aparelhos.

"Estamos adiantando o inevitável", avaliou o diretor técnico da OMTP, Nick Allott, ao site CNet, ressaltando que o governo chinês recentemente escolheu o micro-USB como o futuro padrão nacional para carregadores de celulares.

O site Boing Boing ressalta ainda que a decisão pode ter sido motivada principalmente por razões ambientais, lembrando que a diretriz Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE), da União Européia, tornou os fabricantes responsáveis por coletar e reciclar seus carregadores, custo que poderá ser minimizado com a padronização dos equipamentos. "Isso é mais barato para os fabricantes, além de resultar em caixas menores e menos pesadas, que reduzirão os custos de transporte e armazenamento, entre outros. Trará benefícios para todos", avaliou o analista de telecom Dean Bubley.

Além disso, os fabricantes poderiam cortar ainda mais custos ao não ter que incluir mais o carregador na venda dos novos celulares, lembrou o site Daily Tech.

O documento da OMTP pode ser lido na íntegra, em inglês, aqui

A Motorola já utiliza este padrão a algum tempo em seus modelos, desde os mais "em conta" quanto nos mais sofisticados. Pra eles, a adaptação vai ser mais simples, acredito eu.




Fonte de referência: Geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário