domingo, 28 de outubro de 2007

Conheçam o M-Cash... A Paggo vai ter concorrência pesada...


Na minha opinião, as maiores "fraquezas" da Paggo são (por enquanto):
- Não trabalhar com débito
- Só funcionar na Oi

E pelo que parece, não só eu mas o pessoal da M-Cash percebeu isso e se antecipou.

Segundo as palavras do site:
"Agora é possível ir às compras
sem dinheiro, cartão ou talão de cheques com absoluta segurança. Compre no varejo e em sites da internet. Pague suas contas, transfira dinheiro, recarregue os créditos do seu celular pré-pago, autorize despesas!
O M-Cash é sinônimo de praticidade para todo tipo de transação financeira – de crédito, de débito ou transferência privada."

Se este anúncio estiver certo, e não for apenas mais um "meme" sem fundamentação real, a M-Cash vai dar MUITO TRABALHO pra Paggo.
A proposta da M-Cash é fazer do celular uma ferramenta de crédito, débito e de transferência de valores pessoais (entre pais e filhos, por exemplo).

Nesta pequena animação em flash, você pode ver que o sistema é basicamente simples.
Não tem muito mistério para usar o sistema:
- Você dá seu telefone ao lojista (ou site)
- Você recebe uma ligação confirmando a compra e o valor
- Você digita sua senha
- A transação é efetuada.

MAS, como nem tudo pode ser perfeito, vamos aos pontos que AINDA são "bolas fora" da M-Cash:
- Só trabalha com o HSBC (um dos bancos mais caros do Brasil, em tarifas)
- Tem uma força de venda fraca e, aparentemente, só está interessado em "big players" porque eu não vi a "Padaria do Zé" com um adesivo da M-Cash
- Apesar de ser um sistema muito promissor e bastante interessante, não tem divulgação nenhuma nos grandes canais. Eu só encontrei o M-Cash POR ACASO navegando à esmo na internet enquanto coletava material sobre cartões de memória para Rokr E2, da Motorola...

Cadê a integração com os "bancos do povão": Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú...? Cadê a propaganda? Cadê a força de vendas?

A proposta dos caras é excelente, mas quem não se comunica, se trumbica!!!

P.S.: Pelo menos o departamento de design trabalha pra cacete. A dois dias atrás, quando descobri o M-cash o logotipo era o vermelho. Hoje, quando fui escrever a matéria, verifiquei que eles mudaram a identidade visual e o logotipo, que virou azul...
Sinceramente, ficou muito mais bonito e "informativo"... Parabéns aos designers da M-Cash.



Atualização:
Segundo informações do Arena Mobile, A empresa pretende, já no próximo ano, associar novos bancos ao seu sistema de pagamento e iniciar suas operações em estabelecimentos comerciais no mundo físico, expandindo para a função de crédito.
O sistema funciona em telefones pós-pagos e pré-pagos. Uma de suas características mais importantes é o sigilo das informações referentes à compra. O usuário não divulga o número de cartão ou qualquer informação pessoal, só o número do celular.Hoje, existem 100 milhões de telefones celulares no Brasil e que seu número aumenta continuamente. O M-Cash é a primeira plataforma de autorização de compras a permitir seu uso com essa finalidade. A M-Cash calcula que 20 milhões de transações serão efetuadas pelo celular em 2007. No ano seguinte, o total aumentará para 120 milhões, com dez bancos participando do sistema.
Vamos esperar pra ver...

2 comentários:

  1. Oi Renato!
    Nossa legal saber que já estão implementando o sistema no Brasil.

    Aqui no Japão há um sistema muito parecido, mas ele funciona com um tipo de "chip" no celular, e para pagar as contas, basta passar o celular sobre uma placa magnética e digitar senha. São os chamados Saifu-Keitai (Celular-Carteira).
    Aqui mesmo lojinhas pequenas já dispõem dessa forma de pagamento, apesar de não serem todas.

    [off-topic] Fiquei muito contente com sua visita ao meu blog, você não imagina o quanto! Sou fãzona do Conversa Digital, e sempre ouvia o teu podcast do blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Erica...
    Isso que você citou é até bem antigo, eu fiz uma busca nos meus "alfarrábios" e lembrei que fiz dois posts sobre isso no meu outro blog:
    http://renatosiqueira.blogspot.com/2005/12/mastercard-paypass.html

    http://renatosiqueira.blogspot.com/2005/12/anote-esta-idia-nfc.html

    Inclusive tem até uma capinha "xpress on" da Nokia que vem com o chip de NFC já "embeded"...

    Esta tecnologia é bastante interessante, mas ainda tem muito o que amadurecer aqui no Brasil. Levando em consideração que milhões de pessoas tem celular mas milhares ainda não sabem NEM RECEBER UM SMS, fica complicado, mas o futuro é promissor. :)

    Beijos princesa...

    P.S.: Prometo que vou voltar a gravar o podcast. É que sem banda larga em casa, fica tudo muito mais difícil...

    ResponderExcluir