sábado, 27 de outubro de 2007

N95 8G - Inovação ou Decepção?


Bom senhores,
Dependendo do ponto de vista, o N95 8G pode ser uma grata surpresa ou uma imensa desilusão.
Primeiro, vamos às comparações entre os dois aparelhos, que foram feitas usando o mais famoso site sobre celulares GSM, o GSM arena.

Neste comparativo, me fixei apenas em um detalhe que, para mim, faz toda a diferença do mundo: Porque os MALDITOS ENGENHEIROS retiraram o slot pra cartão MicroSD???
Isso mesmo senhores: o 8G tem 8Gb de memória "onboard" mas é só... Não existe capacidade de expansão, não dá pra compartilhar o conteúdo com um cartão de memória, porque o telefone simplesmente não aceita cartões de expansão!!!
Aí você vai dizer o seguinte: "Ah, Renato... Pelamordedeus!!! Com 8 GB de memória, quem precisa de expansão???"
Ok, então eu pergunto: Vocês vão transferir os 8Gb de dados de um N95 pro outro como? Via Bluetooth???
Outra coisa: Os senhores sabiam que memória flash tem "vida útil"[1, 2]??? Ou seja com o uso da memória, o N958G vai perdendo a capacidade de armazenamento até não conseguir gravar mais nada??? E quando "bixar" os 8G, você enfia os dados onde? Olha a educação!!!
Repare na foto abaixo. O Nokia preto é o 8G. Perceba que nos dois de cima você pode identificar claramente o slot MicroSD ao lado do infravermelho, mas no 8G ele não existe.

Eu acho isso uma incoerência, além de uma enorme idiotice da engenharia moderna!!! PORRA!!! Pra que tirar a merda do slot??? Pra enfiar na mãe deles??? Quanto custa a merda do slot? US$5,00???
Bem, espero que pelo menos a memória do 8G seja de excelente qualidade e tenha uma ENORME vida útil de ciclos... Caso contrário, o 8G será o fiasco do ano!!! EU NÃO COMPRO!, prefiro mil vezes o N82!!!

Em contra partida, eles retiraram o mecanismo ativo de proteção da lente da câmera, colocando um "vidro" no lugar e deixando a ativação da câmera por software, conforme você pode perceber na foto abaixo:

Honestamente, EU prefiro assim. O mecanismo ativo tem um monte de pecinhas minúsculas e doidinhas pra quebrar ao menor vacilo do usuário mais "ogro"... Sem mecanismo, menos peças, menos "efeito Murphy"... (A propósito: Murphy era engenheiro!!!)
A quem ache isso uma desvantagem. Eu acho ótimo. Controle da câmera via software e sem mecanismos altamente "quebráveis"...

No geral, a "cara" do 8G impressiona. Olha só:


Minha opinião é a seguinte: Estou PROFUNDAMENTE DECEPCIONADO com o 8G em relação à falta de slot de expansão. Apenas isso.
Os N95 comum podem suportar MicroSD de até 32GB, porque eles são compatíveis com o padrão MicroSDHC [1, 2, 3], então porque raios eu vou querer um N95 que SÓ PODE TER 8GB de memória, se eu poderei, daqui a poucos meses, ter até 32GB se eu quiser???

Como eu disse, eu prefiro o N82!!!

Update: Segundo o Rodrigo, o 8G tem melhor bateria (isso é verdade), tem mais "memória RAM" (o que ajuda a acelerar ainda mais as aplicações) e o slider (mecanismo) é mais firme. Ok, são pontos realmente positivos. Mas tirar um slot que não custa nem US$5,00 por purapalhaçada, não tem desculpa!!! Bola fora, Nokia!!!

25 comentários:

  1. Bom dia Renato! Excelente abordagem! Poderiam fazer como no MP3 da Sandisk, que tem uma memória flash interna e aceita cartões de memória ao mesmo tempo. Na verdade a melhor vantagem está na memória RAM, pois os travamentos do N95 são bem chatos, mas acredito que esta melhoria talvez venha nas próximas atualizações de firmware, dai a vantagem foi embora. Acho que esperar a versão touch scream com flash xenon pode ser o melhor a fazer. Grande Abraço e parabéns pelo blog!! Rodrigo Toledo.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, cara...
    Eu acho que não custava nada, nadinha, manter o slot de microsd, mas algum engenheiro filho de uma profissional do sexo resolveu que não precisava, afinal como diria Bill Gates, 8GB é MAIS DO QUE SUFICIENTE para qualquer um... (ok, ele disse 640kb, mas eu adaptei)...
    Sinceramente, algumas vezes eu me surpreendo com a estupidez da engenharia moderna.

    ResponderExcluir
  3. Bit,
    E ai Renato, parabéns pelo excelente post! Comprei meu N95 em Julho e estou muito satisfeito com ele! Esse é o Celular! Com relação a comparação, não troco ele pelo de 8Gb n... para mim o que me chama a atenção realmente é a memória ram e a bateria (mas como carrego o meu toda noite e tenho carregador veicular, isso n me preocupa tanto)... mas de resto, prefiro o meu! discordo de vc com relação ao comentário feito sobre a tampa da câmera... eu acho ela show de bola e super prática! Além de proteger muito bem as lentes que custam em media 250,00... Com relação ao cartão, acho que foi uma grande mancada da Nokia, assim como a tampa da camera... Em poucos dias estarei comprando meu cartão de 8GB por 118,00 dolares no e-bay. E por fim, acho que faltou vc falar sobre o rotateme (talvez pela data do post), software que permite vc rotacionar a tela apenas mudando o cel de posição! Deverá ser lançado no final desse mes! Era só o que estava faltando p tornar esse cel um dos melhores do mundo, e na minha opnião, o melhor em sua categoria! Fico por aqui, espero ter mais tempo de acompanhar o blog em "tempo real" e comentar mais rapidamente os posts! abração!

    ResponderExcluir
  4. Tem toda a razão...
    Preciso fazer um post sobre o acelerômetro. Quando testei no meu N95 a aplicação da bolinha pela primeiravez eu quase chorei...
    Eu já havia visto um vídeo no Youtube, mas você não pode acreditar em tudo que vê no Youtube, não é? Mas quando instalei o aplicativo no meu celular e percebi que ele REALMENTE responde aos movimentos que você faz, INCLUSIVE COM "FORCE FEEDBACK" aí eu fiquei extasiado...
    Vou começar o post sobre isso agora mesmo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu acho que você está exagerando demais, para colocar um slot microsd nao é apenas colocar um pedacinho de 5 dólares, precisa colocar o controlador também, e isso ocupa bastante espaço, e assim provavelmente nao daria para por os 8gb de memoria(que são bem mais rápidos do que um microsd de quantos gb for)
    E ciclos de memória nao são 1000, e nem 10.000, e sim 100.000, o que dá pra usar até você comprar outro celular. Digamos que vc troque de celular daqui a 2 anos, vc nem chegará a 60% dos ciclos de uso. Se você já teve algum problema na vida por causa de memória, eu garanto que nao foi por falta de ciclos.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo,
    Eu acho que você é engenheiro, ou filho de engenheiro... :)
    Cara, pra você e pra mim pode ser caro colocar um slot de MicroSD em alguma coisa, mas pra Nokia eu DUVIDO que o preço exceda US$10,00!!!
    Você pagaria US$10,00 para ter a liberdade de usar quantos cartões quizesse? Eu pagaria!!!
    Com relação ao controlador, eu posso apostar com você que o espaço seria suficiente. Mesmo que eles precisassem de mais meio ou um milímetro, que diferença faria no contexto geral?
    É importante notar também que independente do número do ciclo de vida da memória interna, um dia ela deixará de funcionar. E aí o pobre coitado que estiver com o N95 8G faz o que? Joga ele no lixo? Vai guardar os dados onde?
    Cara, eu não sei você, mas eu sou um aficcionado por tecnologia, PRINCIPALMENTE por telefonia celular e já vi a engenharia das empresas cometerem atrocidades e atos de estupidez passíveis de pena de morte, e a retirada do slot MicroSD do 8G é um destes atos estúpidos.
    Não se justifica.
    Se você olhar no manual de serviço do N95 que eu postei, verá como é a disposição interna dos componentes.
    Eu acho que você tem direito constitucional de não concordar comigo, mas pra mim eles "cabaçaram"!!!
    Economia porca, mal projetada e mal implementada...

    Um abraço e muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Não cara, vc me entendeu mal, eu quis apenas dizer que o microsd ocupa espaço. Mas se você viu o manual de serviço, nao falo mais nada :)
    Nada é para sempre cara, se nao forem os ciclos, irá o visor, a placa, etc.
    Os ciclos da memória interna do seu N95 também acabarão junto com os do N95 8GB, quando os ciclos acabarem, você nao poderá mais ligar seu celular, pois ele nao vai mais conseguir identificar a memória
    Eu errei no comentário anterior, as memórias flash tem aproximadamente 1.000.000 de ciclos.
    Eu sinceramente não acho isso um erro tão horrivel, o pior de todos os erros que a Nokia cometeu e está cometendo é a impossibilidade de atualizar o SO, isso que me irrita profundamente.
    O negócio é ir de N82, que eu tenho certeza q vou comprar ;)
    E obrigado por autorizar meu comentário, só assim trocamos boas informações hehehe

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou engenheiro, mas vou explicar porque os engenheiros tiraram o microSD. O motivo não foi esquecimento nem burrice, mas sim que eles optaram em tirar elementos que consomem mais energia e substituir por mais economicos. O tipo de memória flash, alem de ser mais rápida, é bem mais econômica. Assim, uma grande vantagem e que não foi bem salientada aqui, é que o tempo de uso do celular N95 8G é bem maior, somando a nova bateria, claro. Eu tenho um N95 e a bateria dele é uma bosta, não dura nem 6 horas, parece um notebook. Claro, com tantos recursos, ele é quase um mesmo. Eu prefereria o 8G somente por isso, porque memoria não é problema.

    ResponderExcluir
  9. bom dia..
    gostaria de tirar uma duvida
    acabei de comprar o n 95 pela internet
    ele nao chegou ainda!
    estava olhando outros sites
    i percebi o n 95 8gb
    achei que era o mesmo aparelho so mudava a cor
    mais agora lendo aqui no site percebi que eles tem diferenças...
    na sua opiniao o melhor dos dois é qual?
    eu sei que o n 95 8gb nao possue entrata para cartao!
    mais voce? compraria qual?

    estaou quase me arrependendo pela compra pois achei o modelo do 8gb muito mais bonito!

    OBRIGADA EPLA ATENÇAO!!
    VANESSA

    ResponderExcluir
  10. Olha Vanessa,
    O N95 8G é mais bonito, tem mais memória RAM e tem a tela maior. A bateria dura um pouco mais, também.
    Mas eu prefiro a capacidade de expansão, e isso o 8G não tem.
    Veja bem, ambos são excelentes telefones, mas se EU tivesse que escolher escolheria o N95 "standard" com certeza, e faria o upgrade do firmware.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato,
    Li as abordagens sobre o N95 8G e fiquei numa duvida: não há possibilidade de colocar o controlador mais o software para o cartão de expansão no N95 8G? Porque dependendo do custo vale apena. Não entendo da montagem do aparelho, mas parece que é o mesmo N95 só com a memória flash de 8G embutida e reduzido o tamanho. Ou então não dá para acrescentar essa memória no N95?

    Marcos

    ResponderExcluir
  12. olá renato meu nome é luciano e tenho um v3 e um sony ericson w300i eu desejei comprar um celular mais sofisticado e me indicaram o nokia n95 8g como o melhor celular e mais sofisticado que está no brasil, eu lhe pergunto? acertei na minha escolha ou fui enganado?

    ResponderExcluir
  13. Sobre a capacidade de Expansão
    o N95 antigo vai ate 2 Gigas

    http://www.nseries.com/nseries/v3/media/sections/products/tech_specs/en-R1/tech_specs_n95_us_en_R1.html

    ou não?
    ou tem algum milagre Firmware ?

    ResponderExcluir
  14. Sobre a capacidade de Expansão
    o N95 antigo vai ate 2 Gigas

    http://www.nseries.com/nseries/v3/media/sections/products/tech_specs/en-R1/tech_specs_n95_us_en_R1.html

    ou não?
    tem algum milagre firmware?

    ResponderExcluir
  15. Olá colegas. Comprei um N95 8gb e estou todo enrolado para atualizar e ativar o GPS etc... sou tapado mesmo, VCs podem me ajudar ?
    Grato
    Vilela

    ResponderExcluir
  16. Olá, na verdade vc pode usar muito mais q 2gb de memoria porém como todos sabem o acesso ao cartao é lento e quanto maior o cartao mas lento irá ficar, logo a nokia esta dizendo que até 2gb fica humanamente legal rss entenderam ? eu tive um 8g classic e era realmente lento, agora estou com um 8g e digo vale apena a troca, palavra de quem teve os 2, o de 8g é muito rápido e com tudo q tenho nao gastei 8g ainda, podem confiar

    ResponderExcluir
  17. tenho um n95 dos antigos, e uso um cartão de 4gb, funciona bem, mais as vezes alguns arquivos se corrompem com facilidade.
    quanto ao gps funciona mal pra caramba numca me dá a mesma posição alem da demora pra abrir o aplicativo. FLW GALERA.
    Marcello

    ResponderExcluir
  18. Tenho um mp9 t858!!!É bom gosto dele ja me acustumei com a tela touch (bom d mais),porem...a camera dele da pro gasto mas em relação a flash...ixxi é uma negação...ai tou pensando em compra um nokia so q tou na duvida entre o N95 X N95 8g.Se vcs poderem me ajudar ficaria muito grato... Qual dos dois é o melhor???

    Vlw abençoado(a) pela compreensão
    OBG

    ResponderExcluir
  19. Alcides,
    Tudo é uma questão de gosto. Tem gente que não troca o N95 "padrão" pelo 8G nem com volta em dinheiro, em contra-partida, tem gente que depois que comprou o 8G nem sequer pensa em voltar pro modelo "normal". Eu acho que você precisa avaliar suas necessidades e pesquisar em sites especializados. Eu tive os dois e gosto dos dois por motivos diferentes, mas posso dizer que ambos atendem muito bem às necessidades da maioria das pessoas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. meu nome e marcos do engenho eu tenho um n73 mas vou compra um n95 quero saber se ele aceitar aplicativos sis , sisx ou jar jad qual ele aceita e por que eu nao meu n73 nao aceita sis? por favor me agude

    ResponderExcluir
  21. Marcos, o N95 aceita sis, sisx, jar, jad, etc. O N73 tb aceita todas estas extensoes, com excessao da sisx. Se seu N73 nao esta aceitando arquivos sis, pode ser que vc esteja tentando instalar uma versao de sis que nao e pra este modelo. A diferenca entre o N73ME (Music Edition) e o N73 comum e a cor do aparelho (o ME e preto) e o firmware, de resto eles sao iguais. Pode ser que, dependendo de onde vc compre o N73ME ele venha com um kit de acessorios maior.
    Um abraco

    ResponderExcluir
  22. OLÁ Á TODOS! ME CHAMO ADRIANO E GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO ASSISTIR 1 FILME NO N 95 COMUM? E ATÉ QUANTO POSSO EXPANDIR A MEMÓRIA DELE? !!

    AGRADEÇO,
    ADRIANO SILVA
    OP. RÁDIO PETROBRAS XVII

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um N95 8G;
    pOO estou baixando jogos pelo site da Nokia, usando o Ovi, e não consigo joga-los..
    eles ficam salvos na memória, mas não consigo abrir os jogos..
    Algm pode dar uma força aee???
    se der pra mandar no email agradeço!
    nil_souza7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Somente corrigindo o colega Renato Siqueira, ao afirmar que o N73 não aceita extensões (.sisx). O N73/N73ME suportam todas as extensões que o N95, inclusive a (.sisx), com exceção da (.wgz).

    Espero ter esclarecido.

    ResponderExcluir