domingo, 11 de fevereiro de 2007

BBB 7 e Rebeldes. De quem é a culpa?

Não,
Não vou fazer uma manifestação contra estes programas.
Se eles existem é porque alguém assiste.
Este post foi baseado no site novo mundo, que fez um post muito interessante e que eu gostaria de complementar aqui.
Esta história de dizer que a televisão aberta hoje em dia não tem programas de qualidade é mentira. Apenas para citar alguns exemplos, tivemos recentemente o meu programa favorito "O Aprendiz" em sua terceira edição, mas os idiotas da Record ainda não fizeram o box de DVD´s. Será que eu vou ter que lançar minha versão "não autorizada" dos DVD´s por conta própria?
Além deste programa, temos outros excelentes, como por exemplo o Pequenas Empresas, Grande Negócios, O Globo Ciência, O Olhar Digital, entre muitos outros (se procurar com calma, você acha) MAS estes programas passam em horários pouco assistidos, ou muito cedo, ou muito tarde. Porque isso? Porque no horário nobre o público que está em frente às TV´s não quer saber de educação, nem de cultura nem de aprendizado. Querem saber de putaria, mulher pelada, sacanagem e alienação dos valores.
Não se enganem, não sou homosexual (apesar de não ter nada contra quem é) e adoro (assim como todo bom brasileiro) uma boa sacanagem (excetuando-se a carga tributária). Mas o que estou dizendo é que, hoje percebo que nem tudo é culpa das emissoras de televisão e que se passa só lixo no horário nobre é porque a audiência é grande.
Não vou recriminar as emissoras. Elas tem que ganhar dinheiro. E para isso precisam de audiência, e para isso precisam colocar no ar o que o "povão" quer ver.
Mas eu fico me perguntando que tipo de programação poderemos esperar no futuro.
Com o passar dos anos, mais e mais vulgaridade vem sendo acrescentada ao "cardápio televisivo" com programas mais ousados e cada vez menos "recomendáveis". o que nossos filhos vão assistir no futuro?
Soluções?
Assine uma TV por assinatura ou espere pra ver o que a nova TV digital trará para o cenário da programação televisiva.
Enquanto isso não acontece, faça seu papel de pai ou de mãe e defina o que seus filhos podem ou não ver na TV. Pode ser que não funcione sempre, mas com certeza é um passo na direção certa.

2 comentários:

  1. Obrigado pela visita.
    Muito bom seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É fácil culpar a televisão pelo conteúdo, mas a programação é definida com base em pesquisas de opinião.

    Os anunciantes não colocariam dinheiro de publicidade em programas ruins se não houvesse retorno.

    ResponderExcluir