domingo, 11 de fevereiro de 2007

10 dicas para melhorar uma aula teórica

Aula teórica é um dos meios mais tradicionais e ineficazes de ensinar. Por si mesmo, ela não levará à aprendizagem ativa. Para uma aula teórica ser eficaz, o professor deve criar interesse primeiro, então maximizar o entendimento e a retenção, envolver os participantes durante a aula e reforçar o que está sendo apresentado. Existem algumas maneiras de se fazer isso.

CRIE INTERESSE

  • Uma estória para começar ou uma imagem visual interessante. Conte uma pequena estória relevante, uma estória de ficção, uma estória em quadrinho, apresente uma imagem ou um gráfico que captem a atenção da audiência.
  • Um problema para dar início. Apresente um problema em torno do qual a aula será estruturada.
  • Uma pergunta anterior. Faça uma pergunta aos participantes (mesmo se eles tenham pouco conhecimento prévio) de modo que eles fiquem motivados a assistir a sua aula para obter a resposta.

MAXIMIZE O ENTENDIMENTO E A RETENÇÃO

  • Títulos. Reduza os pontos principais da aula a palavras-chave que ajam como sub-títulos ou como ajuda para a memória.
  • Exemplos e analogias. Dê idéias ou explanações da vida real durante a aula e se possível crie uma comparação entre o seu material e o conhecimento e a experiência que os participantes já tenham.
  • Apoio visual. Use data-shows, transparências e demonstrações que possibilitem aos participantes verem e não só ouvirem o que você está dizendo.

ENVOLVA OS PARTICIPANTES DURANTE A AULA

  • Desafios momentâneos. Interrompa a aula periodicamente e desafie os participantes a dar exemplos dos conceitos apresentados até então ou a responder perguntas específicas.
  • Atividades ilustrativas. Através da apresentação, entremeie atividades breves que ilustrem pontos que você está abordando.

REFORCE A AULA

  • Aplicações. Apresente um problema ou uma pergunta para os participantes resolverem baseados nas informações apresentadas na aula.
  • Revisão. Peça aos participantes para reverem o conteúdo da aula um com o outro ou dê a eles um teste de auto-avaliação.
Este texto foi extraído do site do Matheus Zeuch
Obrigado pelo material, prezado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário