sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vai escrever um livro? Um gravador digital pode ajudar...

Olá pessoal,
Eu estou muito a fim de escrever um livro.
Acho que tenho algo de bom para trasmitir às pessoas e que posso ajudar muita gente com aquilo que sei.
Então, me bateu uma dúvida: Como tomar nota rapidamente dos meus pensamentos, que brotam a todo momento e que vão embora com a mesma velocidade que vem?
Resposta: Compre um mini gravador digital!!!

Até aí, beleza.
Acontece que os gravadores digitais SÉRIOS estão ficando raros no mercado.
Parece que com o advento dos mp3´s players as pessoas esqueceram que existem os DVR (digital voice recorders) de verdade e por isso está difícil de achar aparelhos de qualidade no Brasil.
Fazendo algumas pesquisas, cheguei a 3 possíveis candidatos a meus "auxiliares" no processo de criação do meu livro.
Aqui vai a lista:


1º lugar: Sony ICR-MX20






Esta gracinha aí de cima é o ICR-MX20.
Ele é, sem dúvida nenhuma, a minha escolha principal. Porque?
Vamos aos detalhes técnicos desta belezinha:
- Microfones de altíssima fidelidade
- Entrada para microfones externos e saída para fone de ouvido (isso será necessário para poder gravar os podcasts)
- Expansão de memória, através de Memory Sticks (não que seja indispensável, mas com certeza fez toda a diferença na minha escolha)
- Pequeno e leve
As demais características técnicas podem ser conseguidas no site oficial do aparelho.



Aqui no Brasil, ele está custando R$959,00 - caríssimo, diga-se de passagem...
Você consegue até comprar mais barato - R$899,00 - mas eu não falo depósito adiantado nem pra minha mãe... Aliás, pra ela mesmo é que eu não faço... :)
Nos EUA, o preço dele está bem mais - digamos assim - considerável: US$ 250,00
Se você procurar bem, você encontra com preços até ABAIXO dos US$200,00
Levando em consideração o uso que será feito do aparelho e o fato de que ele não se destina ao lazer, e sim ao trabalho, eu diria que a relação "custo x benefício" está satisfatória.
Vou ver se consigo que alguém traga ele pra mim.
Se não conseguir a grana pra ele, eu passo para...


2º lugar: Olympus WS-331-M

Este carinha me chamou a atenção pela leveza, beleza e praticidade.
Ele já tem um conector USB para você conectá-lo ao micro diretamente, evitando cabos e adaptadores.
Eu achei isso muito legal.
Ele não tem expansão de memória, mas tem 2GB internos, o que é mais do que suficiente para armazenar todos os meus pensamentos "fujões" e ainda alguns podcasts inspiradores e muitas músicas e arquivos, como ebooks e audio books.
As especificações técnicas dele são bastante interessantes...
Com relação ao preço, eu achei que US$199,00 por ele é muito caro, (preço do site oficial) uma vez que o da Sony é MUITO MAIS PROFISSIONAL e custa o mesmo preço, de qualquer forma, no Brasil, você pode comprá-lo por preços a partir de R$662,00
Na Amazon, é possível comprá-lo por US$ 143,00 (Uau... um belo preço...)


3º lugar: Olympus WS-320M

Este carinha é o "primo pobre" do 331M, mas não se deixe enganar por isso não.
Praticamente a única diferença significativa entre os dois é a capacidade de memória, que neste modelo é de 1GB (ao contrário do 331M, que é de 2GB).
Este espaço dá pra fazer um pouco mais do que o básico, mas não dá pra substituir meu mp3, que é um dos objetivos (unir no mesmo aparelho gravador de voz de qualidade e mp3 player).
O preço deste aparelho não compensa: no Brasil R$ 607,00 e nos EUA a partir de US$129,00
Explico: A diferença de preço entre o 320 e o 331 (1GB e 2GB, respectivamente) é de US$14,00!!!
Eu não vou perder 1GB de memória por causa de menos de vinte dólares...

Video de apresentação do aparelho:


Este vídeo mostra com muitos detalhes as dimensões do aparelho e a forma como ele pode ser conectado à usb.
Muito interessante, não acharam???

Por todos os motivos expostos acima, eu vou tentar comprar o Sony... Se não der, vou ficar na Olympus mesmo.
Agora, se eu comprar o gravador, vou assumir o compromisso de fazer o livro, porque senão é sacanagem investir quase R$500,00 numa ferramenta e não usar...

E o melhor de tudo é que com este gravador, vou poder fazer podcasts praticamente em qualquer lugar... Muito interessante.

Um abraço pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário