segunda-feira, 3 de setembro de 2007

PC´s em miniatura... Esta brincadeira está ficando interessante...


Oi pessoal,
Já faz um tempo que não escrevo um post "integral" aqui no Conversa Digital.
Infelizmente também estou a algum tempo sem fazer o podcast, mas não desisti.
Só está faltando alguns detalhes e um pouco de grana pro podcast voltar ao ar.
E eu pretendo fazer isso acontecer logo, logo.
Enquanto isso, vai de digitação mesmo. :)

Como vocês devem saber, eu estou trabalhando no ramo de eventos com o meu pc, junto da "instrumentação", que é composta de uma mesa de som Xenyx, uma pequeno mixer de dois canais VMX100, uma mesa de efeitos DFX69 e a minha "namoradinha" BCD2000.


Meu PC - Gabinete iShine Vcom
Pentium D 3.2GHz, 2GB DDR2 e 250GB de HD



Esta é a mesa de instrumentação. Quando a case ficar pronta, vai ficar mais fácil trabalhar com ela. Dá muito trabalhao pra montar e desmontar isso todas as festas, mas vale a pena!

Acontece que eu, assim como qualquer DJ móvel, busco a melhor união de "potência x mobilidade".
Pensando nisso, venho buscando sempre as melhores soluções de mobilidade, tanto na minha instrumentação, iluminação e também no PC.
Certamente você deve estar dizendo: "Pô meu irmão... Quer mobilidade? Compra um notebook!". Concordo. Mas acontece que hoje em dia, existem soluções mais "convencionais", que fogem completamente ao convencional.
Um excelente exemplo disso são os barebones.
Os barebones são gabinetes "miniaturizados" que tem como objetivo transformar o PC em um "eletrodoméstico" ou algo parecido.
Muitos barebones possuem rádio fm "embeded", placa de tv, etc...
Mas no meu caso, o uso do barebone seria apenas ter um PC "de verdade" sem abrir mão do conforto e da mobilidade.
Dêem só uma olhada nestas fotos:


Bonitos, não???
Estes gabinetes são capazes de comportar uma placa-mãe "de verdade", com placas de expansão e tudo mais.
Eu estou com muita vontade de comprar um destes gabinetes pra colocar no trabalho de eventos, mas existem alguns fatores que devem ser levados em consideração:
1 - A fonte deve ser de um tamanho padronizado no mercado, como as fontes microATX da seventeam.
2 - Deve ter espaço para pelo menos duas placas periféricas, como uma segunda placa de som e uma boa placa de vídeo ou modem.
3 - Deve ter uma refrigeração razoável. Afinal de contas, quero montar um barebone com um Pentium D, que não costuma trabalhar muito frio.

Alguns (ou eu acho que a maioria) dos barebones já vem com a parte interna "semi-pronta" ou seja, já vem com uma placa-mãe específica, o que restringe o poder de decisão do usuário.
Um barebone muito interessante, o XPC SB61G2 V3, já vem preparado para receber o processador, HD, gravador de DVD, etc... É uma maquininha muito bacana, pena que não chega aqui no Brasil e quando chega, custa uma fortuna...

Outros barebones muito interessantes que encontrei foram o XPC SD36G5M, o XPC SN26P, o XPC SB95P V2, entre outros...

Levando em consideração o preço destes brinquedinhos nos Estados Unidos, eu acho que eles podem chegar ao Brasil a um preço bastante "aceitável"...


Na verdade, o grande problema com estes barebones é que eles não vem vazios. Todos eles vem com algum tipo de "pré montagem" o que torna o sistema mais caro. Seria interessante se eles viessem completamente "pelados" como os gabinetes "normais" e você pudesse escolher o que usar dentro deles, da placa-mãe à leitora de cartões.

Alguns barebones são muitos bacanas, mas conseguir comprar eles aqui no Brasil é uma luta árdua... Mas um dia eu consigo.


Atualização:
Isto mesmo, ATUALIZAÇÃO... (É que eu levei dois dias pra escrever este artigo)
Hoje em dia já existem empresas fabricando barebones baseados em placas "mobile itx"
Esta placa, a mobile-itx da VIA tem uma CPU de 1GHz, 256 ou 512MB de memória e ainda conta com um processador CDMA (que lástima... Quando vão lançar a versão GSM?) que permitirá à placa se comunicar via rede sem fio através da rede telefônica local.




Apesar da beleza e do fato de ter capacidade "quase convincente", estes aparelhinhos acima não serão capazes de substituir um PC num trabalho como o meu, por exemplo, mas serão excelentes substitutos para aplicações e profissionais menos exigentes, como secretarias, executivos, vendedores, advogados, editores, entre outros.

Um agradecimento especial ao pessoal do MeioBit, pelo uso das fotos e ao pessoal do Guia do Hardware pelo excelente fórum de discussão de onde obtive várias fotos e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário