quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Como controlar sua grana?

Olá pessoal,
Uma das coisas que quero e preciso melhorar em minha vida é a capacidade para gerenciar meu dinheiro até os centavos, porque esta é uma condição indispensável pra quem deseja alcançar sua independência financeira.
Uma das coisas que tenho feito é manter um caderninho no bolso, ou na mochila, onde anoto religiosamente os meus gastos diários, de forma a TENTAR manter um controle mais preciso.
Já tentei algumas opções digitais, como uma planilha, mas a "coisa" não estava funcionanado muito bem.
Preocupado com a necessidade de aprender mais sobre o controle das minhas finanças, resolvi dar uma olhada no excelente blog efetividade.net que me levou a um blog que eu desconhecia, mas que me pareceu muito interessante pra quem quer aprender a lidar com seu dinheiro: o Dinheirama.
Descobri o Dinheirama através deste artigo do efetividade.net onde se fala de como sair das dívidas. Depois de uma lida com muita atenção, resolvi pesquisar sistemas de contabilidade pessoal e controle de gastos.

Depois de algum tempo pesquisando, cheguei a 3 sites que eu achei interessantes:
- BudgetPulse
- Spesa
- MoneyTrackin



Achei o Budget Pulse interessante, com uma interface bem legal e com recursos bem bolados. Infelizmente o sistema só funciona em Inglês e alguns termos deixam a gente meio perdido.
Além disso, o sistema parece ser menos intuitivo que seus concorrentes.


O Spesa parece ser bem simples, mas não se deixe enganar pela sua aparente simplicidade. Por trás da carinha "humilde" do sistema, existem opções bem interessantes, como sistema de tags, consulta via RSS, links de acesso descartáveis, agendamento de despesas (como contas e prestações, por exemplo), extensão para firefox, etc...
Gostei muito deste sistema, pela simplicidade e aparente eficiência.


Outra surpresa bastante agradável, o moneytrackin é bem completo, e consegue ao mesmo tempo ser razoavelmente simples. Depois de 5 minutos passeando com o mouse sobre os botões e indicadores, já é possível identificar pra que as coisas servem.
Tem tradução pro bom e velho português brazuca e é bem fácil de entender.
Uma coisa que me chamou a atenção no moneytrackin é o fato dele ter uma "conta" separada chamada "10% e Investimentos", ou seja, ele já te "sugestiona" a seguir o conselho do Homem Mais Rico da Babilônia: Guarde 10% de tudo que você ganhar!!!


Além disso, o moneytrackin também conta com sistema de tags, faz relatórios, gráficos e permite geração de transações via email.

Todas as opções são interessantes, mas eu estou em dúvida entre o Spesa e o MoneyTrackin.

Vou usar ambos durante um tempo e despois digo pra vocês qual foi minha escolha.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário