domingo, 4 de março de 2007

A computação móvel e o futuro do PocketPC e Smartphones

Oi meu povo,
Gostaria de compartilhar com vocês minha visão sobre um tema que me encanta: O futuro da tecnologia de computação móvel.
Quem me conhece sabe que sou um apaixonado por PocketPC´s e Smartphones.
Meu brinquedo atual é um Imate JAMin, primo do Qtek s200 (esse aí da foto). Eles são idênticos, só muda a marca mesmo.



Este PDAphone é um avanço tecnológico razoável, pois representa o melhor casamento que vi até o momento de PocketPC com telefone.
Ele possui WiFi, Bluetooth, Windows Mobile 5 e tem uma configuração bem interessante pra um aparelho com o seu tamanho. Acreditem, ele É MUITO PEQUENO!!!
Lembrando dos outros "primos" dele que eu já tive (Nokia 9500i, Treo 600, Treo 650, etc) ele é um "pequeno-grande" aparelho. Consigo resolver quase tudo que quero com ele. Posso até fazer manutenção dos servidores linux do meu trabalho através dele. É quase poético fazer manutenção num servidor linux, usando um pequeno dispositivo rodando Windows.

Mas não é disso que vamos falar.
Minha intenção é levantar uma questão: Qual é o futuro deste tipo de dispositivo?
Dêem uma olhada no "brinquedinho" abaixo:



Este é um OQO Model 02.
A configuração deste "mostro miniatura" é a seguinte:
SO: Windows Vista e XP
Processador:1.5GHz VIA CPU
RAM: 1 GB DDR2
Tela: TFT-LCD de 5"
HD: 60 GB
EV-DO
Bluetooth 2.0
HDMI
802.11b/g Wi-Fi
Com esta configuração, o que temos é um "mini notebook", capaz de realizar praticamente qualquer tarefa "normal" de um pc.
Eu acho que esta é uma tendência que veio pra ficar. Com o crescimento acelerado da miniaturização e com o barateamento dos componentes, este tipo de dispositivo tende a ficar cada dia mais barato. Com isso, mais "viciados" como eu, a Bia e o Cardoso, vão ter acesso a este tipo de tecnologia, o que com o tempo irá barateá-lo ainda mais. E assim o ciclo acontece, com as tecnologias mais novas sendo substituidas pelas mais modernas, o mercado paralelo, etc, etc...
O mais importante é que eu vejo que em pouco tempo, os aparelhos de computação móvel serão dotados de:
- Telas grandes
- Processadores com mais de 1GHz
- Memória de sobra, com HD´s internos ou memória flash
- Conectividade total (BT, WF e IV/IR)
- Sistemas Operacionais "de verdade", como Windows XP ou Suse Linux

Só pra vocês terem uma idéias, dêem uma olhada nestes vídeos:





Pelo que estes vídeos apresentam, definitivamente, o caminho da evolução dos "MicroMicro Computadores Móveis" está aberto. Vamos ver quanto tempo vai levar pra estas belezuras chegarem às mãos dos "mortais" como eu...

E vocês, o que acham?
Como vocês imaginam que o futuro dos dispositivos portáteis será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário