sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

A legalidade do Ilegal

Olá pessoal,
Estes dias eu estive pensando (o que é muito raro...) e cheguei à uma conclusão óbia: Quem tem dinheiro cria as próprias leis e torna legal o que é ilegal pros mortais como nós.
Digo isso porque, analisando algumas situações cotidianas do mundo moderno, só posso ser levado a acreditar que quem tem o capital, faz as regras.
Vamos ver de perto algumas situações:
1) Microsoft
- Zune: Como pode ser legal uma empresa imbutir no valor de um produto uma parte que é destinada a cobrir os "roubos" de música em formato digital, mesmo que eu só use o produto para ouvir meus próprios cd's ripados (pelos quais eu já paguei) ou ouvir podcasts (sim, tem gente que só usa o player pra isso. Eu mesmo tenho sempre uns 5 podcasts no meu "iPobre", a título de diversão e estudo de novas idéias e novos formatos pro ConversaDigital).
Acredito até que isso motiva a pirataria, pois já que eu vou ser obrigado a pagar antecipadamente pelas músicas que eu "vou roubar" (sim, porque eles tem certeza que é isso que eu vou fazer) então eu vou fazer a vontade deles: Vou roubar músicas pra justificar meu investimento obrigatório.
Inclusive no episódio 22 do podsemfio, a Bia Kunze e o pessoal do PapoTech reforçam este pensamento.
Se não é pra roubar, então porque eu estou sendo cobrado? É legal ser taxado de "ladrão de música" e pagar antecipadamente por isso? "Mea Culpa, Mea Culpa, Mea Maxima Culpa"!!! A lei diz que "todos são inocentes até prova em contrário", ou eu estava bêbado quando li isso???
Sem contar com o sistema de DRM's que foi mudado no meio do caminho obrigando quem já havia comprado músicas com o primeiro tipo de DRM a comprá-las de novo pelo fato do modelo antigo não ser compatível com o novo... Não deveria ser "back compatible"? Ou eu devo aproveitar que já paguei minha "tarifa de música roubada" e roubar as músicas pelas quais já havia pago só rpa poder ouví-las no meu Zune. Serei um "ladrão politicamente correto", que compra a música e deixa ela esquecida no HD pra usar a versão "DRMless" da MESMA MÚSICA???... Que mundo é esse!!!



2) Oi
- Desativação da Caixa Postal à revelia do assinante: Você sabia que se você não receber recados na sua caixa postal ou acessá-la de 28 em 28 dias a Oi desativa sua caixa postal, levando-a às configurações iniciais e obrigando-o a reconfigurá-la caso você queira ter uma caixa "com a sua cara"? Pergunto: Isso não seria ilegal?
O problema todo é que eu sou cobrado para acessar a caixa postal e reconfigurá-la. Assim sendo, ou eu acesso a caixa postal ao menos de 28 em 28 dias (pagando por isso) ou eu não faço isso e depois pago mais caro pra reconfigurar a caixa postal, o que no meu caso leva pelo menos 2 ou 3 minutos... Se eu já paguei pra configurar a caixa uma vez, porque é que eu tenho que pagar mais vezes pra fazer (ou refazer) a mesma coisa só porque a minha operadora ACHA que eu não tenho direito de controlar minha própria caixa postal. Já que ela desconfigura a caixa postal eu acho que ela tinha que ter pelo menos a decência de não cobrar pela reconfiguração.
Ou se isso é legal, vou fazer o seguinte com meus clientes de informática a partir de agora: Os clientes que tem contrato, terão seus micros formatados, sem backup, de 28 em 28 dias e terão que pagar novamente pra eu ir lá e refazer o equipamento. RIDÍCULO...

Existem muitos outros exemplos, mas na verdade não vale nem à pena tocar no assunto, porque os absurdos continuam.
Eu acho que ou eu preciso ficar rico pra fazer minhas próprias leis ou preciso virar político, pra legislar em favorecimento dos ricos e lucrar um pouco com isso...
Abençoados sejam os Argentinos... Lá eles quebram tudo e ponto. Aqui a gente toma cerveja, assiste o futebol e vê mulher pelada na Globo.
Ô povinho de merda!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário