sábado, 9 de dezembro de 2006

I-Mate JamIn - Meu "brinquedo" novo...

Depois de algum tempo com meu K790i (que tira as melhores fotos que já vi num telefone) protótipo resolvi mudar de "ares".

Como todos vocês sabem, meu dia-a-dia me exige muito em matéria de gerenciamento de informações, e neste quesito o K790i não me atendia, porque ele era um excelente "cameraphone" (na verdade, uma CyberShot com telefone, e não um telefone com câmera) e walkman, mas me deixava na mão no quesito "inteligência".

Na última Segunda-Feira, estive no meu amigo Banana e fizemos um "rolo" muito interessante: Dei meu K790i e meu W800 (aquele com problema no joystick, que apareceu um mês depois de pegá-lo com o próprio Banana) e peguei um novíssimo I-Mate JAMin
Este PDAphone (Não o considero um simples SmartPhone, como o N80 ou o 6630) é o que há de melhor um matéria de portabilidade, usabilidade e eficiência.

From Tecnologia


Em primeiro lugar vem a questão do sistema operacional.
Algumas pessoas já me criticaram, pois eu já falei muito mal do Windows Mobile, e agora migrei para um dispositivo com este OS.
Gostaria de dizer que, infelizmente, a Palm não me convence mais.
Não dá pra confiar mais nela, e eu não sou o único: A Bia e o Cardoso já desistiram faz tempo. Só o "Zé Ruela" aqui é que não tinha se ligado ainda...
Vamos começar a falar do "bichinho".
Em primeiro lugar, este review do GSMArena é a melhor fonte de informação sobre o JAMin.
O JAMin é um telefone relativamente novo, com uma excelente relação "custo x benefício" e que cumpre o que promete.

Vamos aos dados:
- Windows Mobile 5
- Quadriband
- Bluetooth 2.0
- Wi-Fi b/g
- Câmera de 2 MP
- Expansão de memória através de SD/MMC
- 64 Ram / 128 Rom
- Processador de 200MHz

From Tecnologia


Vou colocar minhas impressões sobre ele:
- Telefone:
Cumpre o que promete. Tem um bom sinal e o volume é aceitável. Em ambientes MUITO barulhentos é complicado de falar com ele, mas se você não trabalhar numa boate de trance, deve dar pra usar na boa!

- Câmera:
No review do gsmarena tem algumas fotos que foram tiradas com ele.
Pra quem já teve um K790 não impressiona, mas em comparação com outros cameraphones do mercado, ele dá um show. Em condições decentes de iluminação as fotos ficam nítidas e com pouquíssimo ruído. Eu diria que, se as fotos do K790 são 10, as do JAMin são 7.

- Comunicação
Bluetooth 2.0 e Wifi b/g garantem a este aparelho uma conectividade espetacular.
Eu fiz um teste no trabalho, em nossa rede sem fio, onde ele pegou um IP, naveguei na internet, na Intranet, baixei emails do Gmail, teclei no MSN, acessei os servidores por ssh, entrei na VPN, acessei o sistema de abertura de chamados, ou seja: Eu tinha às mãos um computador completo, com todas as funções essenciais ao meu trabalho.
E o melhor de tudo: Ele cabe no bolso da camisa sem muito esforço.

- VOIP
O JAMin vem com o Skype 1.1. Eu atualizei pro 2.x
Fiz alguns testes de voip e obtive excelentes resultados em ouvir as pessoas, já as pessoas não meu ouviam bem. O som ficava picotado e com delay. Isso se deve, provavelmente ao processador de 200MHz, mas vi na internet uma dica para alterar o registro do PPC e mudar o codec do Skype. Vou tentar isso e se funcionar eu posto aqui.

- Pocket PC
Estável e funcional, esta nova versão do Windows Mobile 5 está atendendo às minhas expectativas. Não travou nenhuma vez (a não ser por causa de softwares "mal comportados que instalei) tem uma velocidade aceitável e vem com alguns programas interessantes, como um antivirus gratuito e software de comando de voz (que funciona muito bem).
Sem ressalvas. O SO faz o que se espera dele: Funciona BEM. Ponto pra Microsoft.

- Bateria
Durabilidade excelente, levando em consideração a quantidade de "chupa cabras" que o JAMin tem. Fiz um teste deixando ele ligado DIRETO com a tela no brilho máximo, bluetooth e Wifi ligados e ouvindo música. A bateria durou 7 INCRÍVEIS HORAS!!!
Isso é fantástico!!!

From Tecnologia


No site "precomania.com" tem mais informações sobre ele e o preço.
Acho que está muito razoável, barato até, eu diria.

Eu diria que em questão de "conjunto", ele é perfeito. Não falta nada. NADA.
Se fosse pra melhorar, eu diria que seria bom se o SIM card pudesse ser removido sem ter que tirar a bateria, que o plug do fone fosse P2 (normal) ao invés do P1 (fino), que o processador fosse um pouco mais rapido (412MHz tava ótimo) e que a tela fosse VGA. Só isso!
Quem sabe na próxima versão, né?

Estou muito satisfeito com o negócio que fiz. Pelo visto, vou ficar com este "carinha" durante um bom tempo!!! (6 meses, eu diria. Hahahahaha)

From Tecnologia


Agora só falta um teclado sem fio Bluetooth.
Estava pensando em comprar este.
Este teclado funciona gerando um feixe de laser que "desenha" um teclado "virtual".
Veja este vídeo:


Este teclado é tão famoso que já apareceu até num episódio do CSI.
Confira neste link.
Mas por enquanto vou de "stylus" mesmo.
Este brinquedinho tá uma "nota preta".
Hehehehe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário