sábado, 30 de setembro de 2006

Manutenção do W800i - Como consertar o Joystick com defeito?

Olá pessoal,
Eu tenho dois telefones MARAVILHOSOS da SonyEricsson que são o W800i e o K790i
Infelizmente, nem tudo que é MARAVILHOSO dura muito, então pra comprovar o ditado, o "joystick" do meu W800i deu pau e não queria mais funcionar de jeito nenhum!!!
Como eu não tinha grana pra botar na autorizada, fui fuçar na internet uma forma de consertar a "criança" mais infelizmente, não encontrei nada que me ajudasse muito, a não ser centenas de posts dizendo que este é um defeito comum da SonyEricsson e que colocar uma gotinha de óleo de máquina (Tipo Singer) ou Freon (WD-40) resolvem o problema.
Então resolvi "meter a mão na massa" e partir pra manutenção do meu "filhotinho".
Como eu tenho uma enorme responsabilidade com vocês e com o mundo, resolvi documentar o processo para ajudar aqueles que possam vir a ter o mesmo problema.
Segue o roteiro:

1 - Aqui está o W800i, com defeito no Joystick (Malditos engenheiros...)
From Manutencao w800



2 - Para começar o processo de abertura dele, você precisa soltar os parafusos da base, conforme a foto.
From Manutencao w800


From Manutencao w800



3 - Após retirar os parafusos, será necessário que você levante GENTILMENTE a tampa traseira do telefone que cobre a parte traseira do W800i. Algumas travas são mais difíceis de tirar, por isso é importante que você use um jogo de chaves especiais para telefone conforme a foto abaixo:
From Manutencao w800


From Manutencao w800



4 - Após remover a tampa traseira, você verá o W800i assim:
From Manutencao w800


Preste muita atenção: Quando você recolocar a tampa traseira, a lente da camera deverá estar ABERTA para poder encaixar no sensor da lente. Repare a parte de trás da tampa traseira:
From Manutencao w800


A trava da lente se conecta com o sensor que você viu na foto acima, embaixo da lente.
From Manutencao w800


From Manutencao w800


Assim, quando recolocar a tampa traseira não se esqueça de ABRIR A TAMPA DA LENTE!!!


5 - Agora vamos remover a parte da frente. Seguem as fotos. Tome muito cuidado pra não forçar demais e quebrar as travas. É difícil, mas com as ferramentas que indiquei e com um mínimo de jeitinho, qualquer um consegue.
From Manutencao w800


From Manutencao w800



6 - Agora, seu W800i deve estar como na foto abaixo. Repare que é muito fácil remover o teclado agora
From Manutencao w800


Sem o teclado, o W800i fica assim:
From Manutencao w800


From Manutencao w800



7 - Aqui, a "capa" do joystick foi removida, deixando a mostra o nosso "alvo": O mecanismo "problemático"
From Manutencao w800



8 - Agora vamos remover a "película" de contato do teclado. Tome muito cuidado na remoção deste item, pois ele fica preso na placa principal por um conector muito sensível. Acompanhe:
From Manutencao w800


From Manutencao w800


Este é o "gatilho" da câmera
From Manutencao w800


Peça removida:
From Manutencao w800



9 - Agora vamos remover o display. Para isso, você terá que soltar um conector bem frágil, assim como o do teclado.
Acompanhe nas fotos.
From Manutencao w800


From Manutencao w800



10 - Pronto. A placa principal está a mostra.
From Manutencao w800


No centro da placa está nosso alvo:
From Manutencao w800


Tome muito cuidado com os conectores no canto inferior direito desta foto. Eles são frágeis e podem destruir seu "brinquedo"


11 - Chegamos no coração do problema.
From Manutencao w800


Se você já abriu todo o seu W800i perceberá que, atrás da capa do joystick tem uma espécie de "cobertura" preta, que em teoria, deveria proteger o joystick de sujeiras. Acontece que os malditos engenheiros da SonyEricsson colocaram um material que com o tempo resseca, esfarela e entra no mecanismo do joystick, danificando-o. Ou seja: Eles, sabendo ou não, armam uma "bomba-relógio" para os consumidores. Remova toda esta "meleca" preta da parte de trás da capa do joystick, antes de terminar o serviço.

Para resolver o problema NO MEU TELEFONE, eu coloquei uma gotícula de óleo de máquina Singer na "cabecinha" do Joystick e deixei escorrer lentamente, enquanto eu apertava e movimentava o pino pra todos os lados.

Também poderia (inclusive seria muito mais recomendável) ser usado Freon ou WD-40, mas como eu não tinha, segui o conselho de outro maluco americano igual a mim que fez isso no dele. E quer saber: FUNCIONA!!!!!
Mas é importante que o óleo seja bem "fininho" e leve.

Depois que você remontar o W800i, ligue-o e fique "massageando" o joystick levemente. Logo no começo NÃO VAI FUNCIONAR, mas depois da alguns minutos, ou mesmo algumas horas, volta a funcionar com certeza.
Segue um vídeo pra provar que a coisa toda funciona:

6 comentários:

  1. Cara muito show essa sua demostração tem uma comunidade no okut do w800 se vc postar o endereço lá tenho certeza que vai fazer sucesso esse seu trabalho....
    agora vamos ve se vc me ajuda sera que vc sabe onde posso arrumar aquela bolinha de silicone (eu acho que é de silicone) que fica em cima do joystick pois a minha se perdeu....
    fico grato
    um grande abraço

    email...betosantista75@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei deste seu blog. deu pra ver que vc entende do assunto, só uma duvida, a carcaça do k750 da certo no do w800, pois eu acho muito tri a maneira q abre a camera do k750, e aqui em porto alegre, tem uma loja q tem a do k 750 de varias cores e por um preço bom tb, mais barata q a do w800! grato se puder enviar a resposta pro meu e-mail... pablojb14@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Pow cara, isso é o que eu chamo de "missão kamikase"!!! Mas o mais interessante é que deu certo! Parabens pelo artigo.
    O meu k790i apresenta um probleminha semelhante e vou tentar refazer o que vc fez ai no seu w800... volto a postar com o resultado. De qualquer forma seu artigo é uma luz no final do túnel! Valeu

    ResponderExcluir
  4. po cara vc realmente foi d + salvou muita gente com essa atitude de poucos que aprendem assim lendo o dos outros e depois cobram para faz valeeuu mesmo mano vc foi d+ mesmo vou fazer no meu w800i so nao tenho as ferramentas certa sera que consigo essas ferramentas na santa efigenia humm vou comprar rapidinho porque esse botão tá uma merda mesmo so vai pra cima, hahaha mais tipo e essa capinha preta sera que posso colocar uma borracha so que material bom seria prudent eu fazer isso ou não, mande uma msn pra mim blz estomagovazado@hotmail.com

    valeu mano abraços

    ResponderExcluir
  5. cara parebens muito explicativo muito bem feito gostei muito principalmente das fotos cara muto obrigado .
    eu ersto entrando no mercado de conserto de aparelhos celulares e iniciativas como essa nos aajudam muito... obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo depois de tanto tempo após vc ter postado esse texto, ele continua sendo útil. Acabei de abrir o da minha namorada e, com um jato de WD-40 coloquei fim no problema do joystick e no botão de fotos que simplesmente não disparava mais. Era mais do que obrigação minha vir aqui te agradecer. Muito obrigado e parabéns pelo seu post!

    Abs.

    ResponderExcluir