sábado, 6 de janeiro de 2007

E a minha previsão esta se cumprindo...

Vocês lembram quando eu falei neste post que um dia a telefonia celular seria gratuita?
Pois é...

A Virgin Mobile acaba de dar o primeiro passo neste sentido e está oferecendo "minutos patrocinados" a quem tiver interesse em receber vídeos de anunciantes e responder questões sobre os anúncios.


EU ESTOU DIZENDO...

A questão que eles levantaram é que o número de anúncios para manter altas quantidades de minutos seria muito alto e que ninguém toparia passar o dia inteiro repondendo perguntas via SMS ou recebendo SMS´s com ofertas, mas aí entra a questão do "targeting": Quanto mais a empresa que vincula a propaganda souber sobre os hábitos de consumo e preferências dos seus usuários, mais caro ela poderá cobrar dos anunciantes, tendo em vista que as propagandas terão um direcionamento muito mais eficiente do que o de costume.

Imagine este cenário: Eu quero comprar um novo celular, pra usar no OiPaggo (já que meu A800 não funciona). Eu entro em algum sistema e digo que preciso de um telefone com as características X, Y e Z que custe até X reais. Você concorda comigo que se houver algum anunciante que satisfaça estas necessidades, a compra será feita? E que sem este "man in the middle" a compra jamais seria feita? É exatamente disso que eu estou falando: Quanto mais este intermediário entre o anunciante e o cliente souber das minhas preferências, necessidades e desejos, mais fácil ficará pro anunciante definir se vale a pena anunciar pra mim e mais preciso fica o "targeting". Logo, maiores as chances de negócio, maior o valor do anúncio e maior o subsídio pra eu falar de graça.
Entenderam a mecânica da coisa?

E não para por aí: A partir do momento que uma empresa como o Google resolver subsidiar sua telefonia, automaticamente você irá consumir menos minutos "pagos" e isso forçará as empresas a baixarem os preços dos serviços, que são extremamente abusivos hoje no Brasil, até alcançarem o "bleeding edge" ou seja o limite mínimo do preço para manterem a qualidade no serviço e a evolução do sistema.

Essa coisa de "telefonia patrocinada" ainda vai dar "muito o que falar" (putz, juro que não tive a intenção do trocadilho..)

Nenhum comentário:

Postar um comentário