segunda-feira, 14 de junho de 2010

Com a cabeça nas "nuvens"...

Muitos especialistas apontam que em poucos anos (menos de 10) estaremos usando muito mais recursos "na nuvem" do que recursos locais.
Isso já é um fato em algumas empresas, desde pequenos empreendimentos até multinacionais, que utilizam as soluções do Google Apps para disponibilizar muitos recursos para seus usuários corporativos. E essas empresas, conforme pesquisas realizadas, estão muito satisfeitas em pagar pelos serviços Google. EU PAGO pelos serviços Google, e não me arrependo nem um pouco!
O Google até mesmo disponibiliza uma calculadora para que cada um possa fazer uma estimativa de quanto economizaria ao usar o Google Apps ao invés de utilizar soluções de software e hardware "dentro de casa".
É claro que ainda haverá muita resistência, preocupações com relação à segurança dos dados e com a privacidade.
Ainda mantenho uma cópia local dos dados que armazeno na nuvem, admito. Mas particularmente acredito que meus dados estão muito mais seguros e disponíveis na nuvem do que no meu HD. Sem dúvida, o Google ou qualquer outra empresa SÉRIA que queira entrar no mercado das "nuvens" terá que ter preocupações primárias relativas à privacidade e a segurança dos dados. E nenhum empresa que se preze está disposta a ver seu nome envolvido num escândalo de vazamento de dados de usuários.
Eu acredito que a tendência do "Cloud Computing" é irreversível. E com isso, teremos máquinas mais econômicas, mais baratas, menores e mais inteligentes. Todo mundo ganha: As empresas, com a receita oriunda dos serviços (Sim, eu PAGO pelos serviços do Google), o usuário, pela disponibilidade e segurança dos seus dados e o meio ambiente, uma vez que máquinas mais econômicas implicam em menos consumo de energia e recursos naturais.
E você? Já vive com a cabeça "nas nuvens"?


in reference to:
"Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Elon com aproximadamente 900 experts em tecnologia/internet e analistas sociais apontou que até o ano de 2020 ‘os usuários da rede mundial viverão principalmente na nuvem (cloud)’."
- Futuro nas Nuvens? « Meio Bit (view on Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário