quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aprenda mais sobre Hidrogênio... Lembra disso?

Em primeiro lugar, gostaria de lembrar-lhes de um vídeo motivacional que eu postei a muito tempo aqui neste blog: Aprenda mais sobre Hidrogênio
Este vídeo, que foi baseado nos livros "A Economia do Hidrogênio" e "O Fim dos Empregos", ambos de Jeremy Rifkin.


Bem, e qual é a razão de eu estar falando sobre ele novamente?
Simples!

Ontem eu vi um artigo no MeioBit que me deixou maravilhado, sobre células de energia portátil movidas a... Hidrogênio!


Este produto, da empresa Horizon Fuel Technologies, simplesmente utiliza células de hidrogênio para produzir energia elétrica. Uma coisa é certa: Este produto pode (e acredito que vá) revolucionar o conceito de energia móvel, abrindo fronteiras antes inimagináveis, como por exemplo, celulares com baterias que ficam semanas, ou mesmo meses, sem precisarem recarregar, notebooks que só precisam ser carregados uma vez por ano e coisas do gênero. É claro que ainda falta bastante tempo pra que isso aconteça, mas uma vez estabelecido o "pontapé inicial", o resto é pesquisa e desenvolvimento constante.


Opa... Posso usar isso no meu carro???
Sim, pode!
Aliás, já existe um ônibus brasileiro movido a Hidrogênio rodando em São Paulo e iniciativas para utilizar o Hidrogênio em larga escala em veículos, conforme você poderá observar nos vídeos abaixo:




Conforme foi possível ver, já é possível hoje em dia utilizar o Hidrogênio como combustível em veículos híbridos capazes de alcançar uma grande autonomia graças a este combustível do futuro (ou seria do presente?).


Ei, mas eu sou Nerd e ando à pé... Como isso tudo me afeta?
Certamente qualquer nerd que se preze sabe que se a tecnologia das baterias e sua capacidade tivesse acompanhado o ritmo dos processadores, por exemplo, deveríamos ter hoje baterias do tamanho de moedas de 50 centavos capazes de ser recarregadas em alguns segundos e com uma durabilidade de meses. Infelizmente, somente em nossos mais doces sonhos isso é possível. 
Felizmente, os pesquisadores estão REALMENTE preocupados com isso, porque as empresas que desenvolvem produtos portáteis estão se vendo limitadas de evoluir mais simplesmente por não serem capazes de alimentar dispositivos muito mais poderosos do que os que existem hoje.
A Motorola anunciou um Smartphone que terá um processador de 2GHz ainda para este ano. A questão é: Se no Milestone um dos maiores pontos fracos (talvez o maior) era a duração de bateria, considerando que o processador dele tem "apenas" 600MHz, como vai ficar a situação deste novo smartphone em relação à duração da bateria? 


Sendo assim, uma notícia como esta da célula combustível pode representar REALMENTE uma mudança radical no atual cenário dos dispositivos móveis.


Só nos resta esperar pra ver. Mas que com certeza eu vou pedir pra alguém trazer este treco pra mim, isso eu vou. COM CERTEZA :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário