segunda-feira, 17 de março de 2008

Playstation 3 - Computador acadêmico?


Agora vejam vocês…
Na minha época, quando a gente comprava umvideogame o objetivo era apenas um: jogar!!!
Ok, eu admito: Às vezes haviam objetivos “anexos” como se tornar popular entre os coleguinhas de escola, impressionar a turma ou se destacar como um dos poucos “imortais” que tinham o console “x” ou “y”… :)
Vai dizer que é mentira?
Quando foi lançado o Playstation, mais uma função foi incorporada: Ler cd´s de áudio… Mas quem ligava pra isso??? Não dava tempo de ouvir música, a não ser a que vinha daqueles jogos fantásticos que o PS tinha e que na época deixava qualquer outra coisa comendo muita, muita poeira…
Mas, no mundo da tecnologia as coisas mudam depressa…
Brinquedo de gente grande
Depois de alguns anos, o PS cresceu e se tornou a sua última versão: o poderoso PSIII
Apenas para constar, o PSIII é um dos mais poderosos “computadores” do mundo, hoje em dia, falando-se de computação de desktop, ou pequeno porte. Duvida? Dá só uma olhada nas especificações do “garoto”:
Isso é apenas para jogar… Faltou humildade :)
O que importa de verdade é que com todo esse “poder de fogo” algumas mentes brilhantes viram além do dia-a-dia e perceberam que todo esse potencial merecia ser melhor aproveitado. E aí entra a curiosidade científica aliada a um bom trabalho de consultoria tecnológica, resultando em dois fantásticos projetos…
“Brinquedo” a serviço da Ciência
Dois projetos receberam destaque da mídia por usarem o PSIII como ferramenta computacional, considerando o baixo custo e o altíssimo desempenho do conjunto, resultando numa relação “custo x benefício” imbatível: Um deles no Brasil, na área de Biologia e outro no exterior, ligado à Astronomia.
A vida na tela do Video Game - E não é um jogo!!!
Aqui no Brasil temos o projeto da pesquisadora Monica Pickholz (que infelizmente é Argentina :)) de Bioinformática. A pesquisadora teve a feliz idéia de economizar dinheiro público usando um cluster de PSIII que deu a ela 72 núcleos pela metade do preço de 32, caso ela optasse por “Servidores Convencionais”… Boa economia pro Brasil e grande jogada pra pesquisadora…
Cálculos do Caos - Colisões de Buracos Negros
  Outro projeto muito interessante vem sendo desenvolvido no Departamento de Física da Universidade de Massachusetts, pelo Astrofísico Gaurav Khanna. O pesquisador utilizou umcluster de 16 consoles PSIII para simular a colisão de buracos negros, na tentativa de estimar as propriedades das ondas gravitacionais geradas por tal evento. Com estes 16 consoles formando um cluster o Sr. Khanna conseguiu a mesma capacidade computacional de um super computador com 400 nós a um custo irrisório, considerando o fato de que computação científica em geral não é barata…
Estas iniciativas demonstram que a ciência pode - e DEVE - manter a “mente científica coletiva” aberta a novas possibilidades de trabalho, novas oportunidades e novas infra-estruturas tecnológicas no desenvolvimento de suas pesquisas. E cabe a nós, profissionais de suporte, dar o apoio a estes cientistas para que eles possam fazer a sua parte em fazer deste um mundo melhor através da tecnologia nossa de cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário