sexta-feira, 8 de junho de 2007

Se eu paguei, é meu!!!

Olá pessoal.
Voltando às origens, como a raiz do Conversa Digital é, em sua essência, tecnologia, vamos falar de um assunto que tem passado por algumas mudanças significativas nos últimos meses: Telefonia.

O aparelho é meu!!!



Eu critico duramente a anos esta tremenda imbecilidade que é o bloqueio dos aparelhos GSM.
Sempre defendi a idéia de que a operadora deve manter você como cliente pelos excelentes preços e serviços prestados, não por amarras legais ou tecnológicas.

Eu me lembro que quando o GSM chegou no Brasil eu pensei: "Agora sim, vou poder mudar de telefone sem toda aquela maldita burocracia, vou poder ter mais de um número no mesmo telefone, e se quiser fazer um "upgrade" de aparelho, é simples como trocar um disquete... (eca!!!)"
Ótimo... Mas depois de pouco tempo a brincadeira acabou...
Algum infeliz da área comercial junto com algum filho de chocadeira do marketing cresceram o olho e resolveram fazer "mega promoções" onde você tinha direito a tudo, menos a sua liberdade...
Concordo que isso foi, em parte, culpa nossa... É isso mesmo: Minha, sua, da sua mãe...
Nós todos somos, de certa forma, uns vendidos... Bastou um "povinho bonito e famoso" botar a cara na televisão e anunciar promoções "mirabolantes" que nós "vendemos nossa alma" às operadoras e perdemos o direito à nossa liberdade...

Na minha opinião, em se tratando se telefonia celular, nós temos 2 diferentes mercados que compoem o cenário: O Mercado de Aparelhos e os Serviços prestados.
Uma das coisas mais idiotas que vejo em nosso querido país é se permitir que as operadoras comercializem aparelhos, pois com isso elas fazem "jogadas promocionais" sobre algo que não é o foco delas.
A operadora não tem que fazer promoções baseadas em aparelho, e sim em serviços, que é o que ela EFETIVAMENTE comercializa. Se você tem alguma dúvida, tente ir à uma loja de uma operadora qualquer e comprar um celular sem o chip!!! Simples, VOCÊ NÃO CONSEGUE, porque a operadora NÃO PODE vender CELULARES, ela vende ACESSOS (números)!!!
Por isso, quando você compra um celular, eles te empurram um "chipinho" pré pago... Bingo!!!

A partir do momento em que se permite que as operadoras vendam aparelhos, elas podem impor, em troca de promoções às vezes ridículas, bloqueios quase criminosos aos terminais, obrigando os seus clientes a se tornarem seus reféns... Nós ficamos na operadora não por gostar do serviço oferecido, mas porque NÃO QUEREMOS PERDER O NÚMERO ou não queremos ter que COMPRAR OUTRO APARELHO.

Numa feliz movimentação, que para mim é mais uma jogada bem sucedida de marketing da empresa, a Oi resolveu sair na frente e lançou (ou se juntou) ao Movimento "Bloqueio Não" que visa a liberdade de escolha dos usuários acabando de uma vez com os bloqueios impostos aos aparelhos celulares.
A partir deste mês, todos os aparelhos comprados na Oi não vem mais com bloqueio "simlock" e eles desbloquearão gratuitamente todos os celulares comprados na Oi desde seu lançamento no mercado, conforme informado na IDGNow.
Até agora, as operadoras concorrentes não se manifestaram a respeito.
Claro, Tim e a "debutante" Vivo não se manifestaram positivamente a respeito da adesão a "causa" Bloqueio Não.


Conforme noticiado no Estadão de 24/05/07, a prática de vender aparelhos desbloqueados só vem a colaborar para uma melhoria geral no mercado de telefonia celular, tendo em vista que as operadoras terão que "correr atrás do prejuízo", dando um atendimento digno e um serviço de qualidade, caso queiram manter sua carteira de clientes.
Eu estou muito satisfeito que alguém tenha enxergado e resolvido acabar com esta estupidez que é o uso do "simlock", até porque, isso já é feito em centenas de pontos "clandestinos" no Rio de Janeiro e outras grandes capitais a muito tempo.
Só nos resta ver agora o que o pessoal do Marketing e do Comercial da Oi vão fazer para manter as promoções atraentes sem utilizar o bloqueio do aparelho, pois eu duvido muito que ela continuará dando aparelhos de graça, ou com um subsídio "monstro" sem poder "amarrar" o terminal com o bloqueio.
Espero que tenhamos boas novidades por aí.
Para os que ainda não são clientes Oi e ainda vive num mundo de "travas e amarras", visitem esses endereços e terão todas as chaves que necessitam: FoxGSM, PlusGSM, Mobile-Freaks.

E para encerrar com chave de ouro, dois excelentes comerciais da Oi (eles podem ter um 0800 de merda, mas os comerciais são fantásticos...)

Cliente Sob Custódia



Quem ama, Bloqueia!!!




Um abraço a todos e um viva a liberdade de escolha!!!



Referência: http://www.banionis.com/chmod007/diga-oi-para-o-futuro/

3 comentários:

  1. Cncordo plenamente com você, já esdtava na hora de laguma empresa fazer essa verdadeira revolução. Pena que aqui em SP não tenha a Oi. Tomara que as concorrentes tomem a mesma atitude. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado: a Oi foi a primeira operadora a vender aparelhos Bloqueados, e agora vem com essa?

    Aposto que isso foi de caso pensado.

    e por falar nas operadoras não venderem apenas os aperelhos. tenho uma coleção de chips da tim (nunca usados), quem quiser um e só falar comigo!

    Ps.: o meu celular é desbloqueado e nem por isso vou botar um chip da OI nele!

    ResponderExcluir
  3. Ai depende...
    Se tiver um numero de facil memorizacao, me interessa...

    Renato Siqueira

    ResponderExcluir