sexta-feira, 8 de junho de 2007

E a quantas anda a Portabilidade Numérica?



Olá pessoal,
Começando do começo, pra quem não sabe que raio é isso de "Portabilidade numérica" (o que eu duvido muito, levando em consideração o público-alvo deste blog... :) eu vou dar uma explicação resumida pra vocês:
Portabilidade Numérica é, a grosso modo, a possibilidade de mudarmos de operadora e levarmos conosco o nosso número. Dessa forma, o "acesso" (número do telefone) passa a ser SEU e não da operadora!!!




Esta é uma vitória grandiosa do consumidor sobre as operadoras, porque com o advento da portabilidade numérica, as operadoras VÃO TER que melhoras seus serviços, seus preços e seu atendimento se quiserem sobreviver!!!
Isso sim é liberdade.





Mas como é que anda o processo de implementação da portabildade?
Segundo as notícias correntes, a PN já foi aprovada e agora as operadoras tem até Março de 2009 para se adequarem. Na verdade, março de 2009 é a data limite, mas acredito que muito antes disso as operadoras já devam estar possibilitando a operação.


O que me deixou muito feliz foi a informação de que "a Anatel vai definir o valor máximo que o cliente pagará pelo benefício da portabilidade numérica mais para a frente, mas acredita-se que fique por volta de 20 reais, pagos de uma só vez pelo cliente que solicitar a mudança."
Isso é maravilhoso, pois eu tinha um medo muito grande de que fosse usado o modelo no qual o assinante pagava uma taxa em cada ligação que fazia, por questões de encaminhamento de chamada.
Eu não concordava com este modelo, uma vez que se saí da operadora é porque ela não atendia às minhas necessidades, e portanto, não poderia mais pagar a alguém que não atende às minhas expectativas...


Estou muito satisfeito com esta notícia e espero que as operadoras implementem esta tecnologia o mais cedo possível.
Se bem que eu duvido muito que as operadoras resolvam implementar o PN cedo, pois elas sabem que assim que isso acontecer, vão ter que "rebolar" muito e colocar em prática ações sérias e melhorias sensíveis para que os usuários não façam uso do seu direito de "ir e vir" tão duramente conquistado.
Finalmente, me parece que o país deu um passo à frente.

Agora nos resta aguardar e começar a "ameaçar" as operadoras: "Se você não me atender direito, assim que a portabilidade entrar em operação eu vou pra concorrência...!!!"
Que lindo... Soa como uma canção nos meus ouvidos!!!

Um comentário:

  1. A ANATEL mudou seu foco e agora está indo ao encontro das necessidades do cliente, ou seja, de quem paga. Este processo traz um beneficio muito grande para os clientes que por motivos diversos solicitam a "Troca de Operadora" decorrido de uma possível ”Mudança de Endereço" a qual acarreta muito das vezes uma "Troca de Operadora" por falta de cobertura da operadora atual ou até por redução de custos ou outros atrativos.
    Por outro lado, às operadoras, terrão um impacto muito grande no seu processo de aprovisionamento , ou seja, no seu processo venda\instalação. Esta mudança traz uma nova conceituação no que diz respeito à designação dos números telefônicos dentro dos sistemas de TI das operadoras.

    ResponderExcluir