quinta-feira, 8 de junho de 2006

Tecnologias Utilizadas na Criação do "Conversa Digital"

Durante muito tempo fiquei me perguntando como fazer um podcast.
Já havia lido em muitos lugares como fazer um podcast, e em teoria até sabia como fazer.
Na verdade, as ferramentas estão todas aí, disponíveis neste mundão que é a internet, só esperando pra serem utilizadas.

Mas a minha MALDITA inércia me impedia de dar um passo a frente (ah, e eu também não tinha um microfone decente, rsrsrs...)
Assim sendo, fiquei me perguntando: Será que existe em algum lugar uma "receita de bolo" de como fazer, o que procurar e como começar?

- A resposta que encontrei me deixou surpreso: "Não!!!"

Assim sendo, resolvi criar minha própria receita e compartilhá-la.
Dessa forma, acredito estar contribuindo com muitas pessoas que, como eu, querem ingressar neste mundo mas tem "medo" de começar.

Aí vai a receita (Obs: Vou descrever as ferramentas que utilizo, mas não vou postar aqui COMO utilizá-las porque ficaria um documento meio grande. Caso queiram uma ajuda maior, escrevam pro meu email. Se eu tiver tempo, ajudo com o maior prazer):
  • Computador com acesso à internet BANDA LARGA (Ok, pela discada também dá, mas a diferença é BRUTAL.)

  • Fone de ouvido com microfone integrado de boa qualidade
    • Você não precisa ter um microfone shure, mas a qualidade faz uma diferença boa. Eu comprei um fone goldship, com microfone integrado que é fantástico e custou R$29,00

  • Conhecimentos Básicos de Internet, envio e recebimento de arquivos e algum conhecimento de inglês.
    • A maioria dos bons serviços ligados à produção, edição, organização e distribuição do podcast estão em inglês, então não tem pra onde correr.

  • Conta no Blogger (www.blogger.com)
    • Eu recomendo o blogger, pois tem suporte a uma série de opções de mídia e scripts que os outros não tem. Eu tentei o WordPress.Com, mas desisti

  • Conta no FeedBurner (www.feedburner.com)
    • Este site cria o feed do seu podcast. É como um espécie de "resumo" dele. Facilita muito a vida dos ouvintes e te dá "N" opções muito interessante. Ferramenta Utilíssima

  • Conta no Performancing (www.performancing.com)
    • Serviço de estatísticas gratuito para seu podcast. É simples, mas faz bem o serviço, pelo menos o inicial. Também permite estatísticas públicas, o que reflete uma transparência muito grande por parte da sua assistência. Tem informações básicas, mas que podem fazer MUITA DIFERENÇA.

  • Conta no Google Analytics (http://google.com/analytics)
    • Este é O CARA. Te dá estatísticas completíssimas sobre sua audiência como por exemplo de onde eles vem, quanto tempo ficam, quantos são novos visitantes, quantos são retornantes, etc, etc, etc... É o MELHOR SERVIÇO DE ESTATÍSTICAS DO MUNDO, pena que é difícil de conseguir um convite pra abrir uma conta. Mas nada que um pouco de paciência não resolva.

  • Conta no ODEO (http://studio.odeo.com)
    • Aqui é que está a mágica!!! O odeo "guarda" seus arquivos de áudio, que são os podcasts e possibilita a distribuição dos mesmos em formato "streaming" através de pequenos e simpáticos players em flash. Gratuito, fácil, rápido e "teoricamente" ilimitado. Ou seja, perfeito!!!

  • Conta no Flickr (www.flickr.com)
    • Pra quem não conhece, o Flickr é o melhor (na minha opinião) serviço de "photo hosting" do mundo. Permite adição de fotos e é compatível e integrável ao FeedBurner

  • Conta no Google Vídeo (www.google.com/video)
    • Permite que você adicione vídeos ao seu podcast ou blog, tornando seu site uma central multimídia supercompleta. Eu por exemplo, uso pra postar os vídeos que faço com meu telefone celular.

  • Conta no BlinkList (www.blinklist.com)
    • O BlinkList é um site de "favoritos" online. Excelente pra postar links pra sites citados no podcast. Eu não utilizo mais o favoritos do navegador, só uso o Blinklist.

  • Conta no Del.Icio.Us (del.icio.us)
    • Este é opcional, mas vale a pena. O delicious é como o BlinkList, sendo que bem mais simples e leve e tem integração com o FeedBurner. Eu utilizo este recurso no Conversa Digital pra facilitar a vida da galera.

  • Conta no BrPay (http://www.brpay.com.br)
    • Este não é obrigatório, mas com certeza você vai querer ter. Lembra do PayPal? Pois é. Este site é o PayPal brasileiro. Com várias opções de operações financeiras pela internet, o BrPay permite que você receba "doações" em seu podcast, caso os ouvintes se sintam interessados em colaborar. VALE A PENA!!!

  • PodProducer (http://www.podproducer.net/en/)
    • Software de criação "on the fly" de podcasts. Gratuito. Programa para a criação dos podcasts. Simples, mas bastante completinho. Permite inserção de vinhetas, músicas de fundo, etc.

  • Acid Music Studio 6
    • Software para criação de podcasts mais elaborados. Demora um pouco pra aprender a lidar com ele. Se você não tem experiência com edição de som, não aconselho a princípio. Não é que ele seja "difícil", mas, como ele possui muitas opções, pode dar um pouco de dor de cabeça aos iniciantes.

  • Registre o podcast no CreativeCommons (http://creativecommons.org/)
    • Tem muito engraçadinho por aí que adora roubar uma idéia. Tente minimizar os problemas registrando seu podcast no CreativeCommons. Isso não garante que o cara não vai te copiar, mas dá uma ajuda se for preciso "bagunçar" o "Sr. Ctrl+C/Ctrl+V"
Aí eu junto tudo isso, coloco num liquidificador e depois de algum tempo, o podcast sai.
Dá trabalho, mas é gratificante ver dia-a-dia nas estatísticas do seu site as visitas crescendo, as pessoas assinando seu podcast através do feedburner, e os números de retornantes (aqueles que voltam ao seu site, após a primeira visita) aumentando.
Não esqueçam nunca de ficar de olho nas estatísticas, pois elas são o "espelho" do seu podcast. É através delas que você pode saber onde e quando errou ou acertou e o que precisa melhorar.
É importante também aprender a dominar as ferramentas que eu citei, pois não adianta você ter uma bomba atômica se não sabe nem riscar um fósforo!!!

É isso gente.
Aí está todo o material que eu uso. Com um pouco de boa vontade, qualquer pateta (como este que vos escreve) é capaz de ter um podcast legalzinho. Basta uma idéia na cabeça, VÁRIOS cadastros em serviços diferentes e boa vontade.
Mãos a obra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário