quarta-feira, 30 de julho de 2008

Google Checkout, PayPal, Adsense e os brasileiros


Eu posso dizer, sem medo de errar, que sou um viciado no Google. EU CONFIO NO GOOGLE  e não tenho medo nem vergonha de dizer isso. Eu acho que participo de todos, ou ao menos 90%, dos serviços do Google. Mas uma coisa que eu sempre me deixou muito "magoado" com o Google é o fato de que o Brasil não tinha direito a usar o Google Checkout no Brasil. Isso mesmo, não tinha! :)
Dando uma pesquisada na internet, cheguei a algumas interessantes descobertas e quero compartilhá-las com vocês. É possível para nós, pobres mortais brasileiros, se cadastrar no Google Checkout, mesmo morando no Brasil. E o que é melhor: Com seu endereço do Brasil!!!



 Em primeiro lugar, deixem eu explicar como cheguei a esta dica maravilhosa.
Eu utilizo o Adsense do Google, o programa de pagamentos para propaganda do Google, assim como provavelmente 99% dos blogueiros. Só que assim como todos os blogueiros, eu odeio ter que dar meu dinheiro pros bancos e casas de corretagem na hora de receber meus minguados dólares... Sim, porque eu não sou um dos "Certified Google Gold Partners" como o Cardoso ;) então deixar 20% dos meus dólares pro banco dói demais!!! E levando-se em consideração que eu reenvisto quase tudo que ganho na internet na minha própria infra-estrutura de internet, então eu nem precisava tirar os dólares dos EUA, pois praticamente todo o dinheiro é investido em domínios, hospedagem e similares.


Sendo assim, tive uma idéia interessante: Será que o Google depositaria meu dinheiro no PayPal? Isto seria perfeito, pois todos os meus gastos internacionais poderiam ser pagos com PayPal (NameCheap, GoDaddy, etc). Mas eu esqueci de um detalhe muito importante: O PayPal é um serviço que concorre com o Google Checkout e certamente eles não iriam "dar moral" pro concorrente. Eu não daria!


Sinceramente, eu não acho que os serviços do PayPal e do Google Checkout sejam concorrentes, pois o primeiro é um sistema de micro-pagamentos, muito usado por pessoas físicas, e o segundo é mais como um "carrinho de compras" mais utilizado para compras em empresas e sites de leilão.


Pelo visto, ainda vou ter que ficar dando dinheiro pro meu banco, só pra poder receber meu pagamento. Acho que vou abrir um banco. Tô pra ver um jeito mais fácil de ganhar dinheiro. E se você quebrar, o governo ainda te dá uma moral. Não é o máximo?
Agora falando sério, já que eu não posso receber meu dinheiro no PayPal, pelo menos eu posso agora, depois do que descobri, ter minha participação no Google Checkout. E aí, você quer saber como fazer?


Mapa da mina: Cadastrando-se no Google Checkout com endereço do Brasil 

Como se cadastrar como brasileiro num serviço que não tem como opção de país o Brasil?
Siga este passo-a-passo e você conseguirá se cadastrar no Google Checkout, com endereço do Brasil e sem "gambiarras", tá bom, só uma "gambiarrinha" ;)
1 - Cadastre-se normalmente, mas com o país "Albânia". Por que? Simples: Porque escolhendo a Albania o Google não pede CEP (não sei porque, mas é assim). Dessa forma você pode preencher todo o seu endereço, mas mantenha o país como Albânia até daqui a pouco.
2 - Na hora de cadastrar o "Shipping Address" (endereço de envio) você já poderá colocar o seu endereço normal, inclusive com o endereço do Brasil. Se o Brasil não aparecer na lista ainda, não tem problema, coloque a Albânia também.
3 - Mande editar o "Shipping Address". Você irá perceber que, curiosamente, o "Brazil" já irá constar entre os países disponíveis. Caso isso não aconteça, crie um novo endereço de recebimento (Shipping Address) e você poderá selecionar o "Brazil". Torne este segundo endereço como padrão e apague o primeiro endereço.
4 - No caso do endereço do método de pagamento, o "truque" é o mesmo. Crie inicialmente o cadastro com o endereço da Albânia e depois de concluído o cadastro, edite-o e altere o país para "Brazil".



Esta dica funcionou comigo perfeitamente. Então acredito que deva funcionar para você também.


Gostaria de agradecer ao pessoal do "Oito Passos" pelo artigo que me ajudou e aos vários colegas que comentaram, enriquecendo muitíssimo o artigo.
Um abraço e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário