quarta-feira, 22 de abril de 2009

Google planeja cobrar pelo uso do Youtube. Você pagaria?

A única coisa permanente no universo é a mudança, já dizia um velho e conhecido ditado. E a Google ("a Google" - Empresa / "o Google" - Site) não poderia ser excessão à regra. 

Já a algum tempo atrás, eu havia comentado com alguns amigos, mas por preguiça não fiz um artigo sobre isso, infelizmente, que nem todos os produtos da Google poderiam ser mantidos indefinidamente por propaganda contextual, e que um dia - mais cedo ou mais tarde - a Google passaria a cobrar por determinados "extras" em alguns serviços, e hoje eu tenho a confirmação de que - mais uma vez e sem falsa modéstia - eu estava certo!

Dando uma passeada pela internet hoje (tudo bem, eu sei: estou atrasado) descobri no site do Olhar Digital que a Google pretende cobrar pelo uso do Youtube: Isso mesmo que você ouviu - Youtube pago!!!

Em entrevista, o Sr. Eric Schimidt - Chefe Executivo do Google - afirmou que o serviço pode vir a ser cobrado, e em breve! Não era surpresa nenhuma pra mim que isso viesse a acontecer, pois conforme noticiado na internet em vários lugares, inclusive no próprio Olhar Digital, a Google tem um gasto DIÁRIO de 2 MILHÕES DE DÓLARES no Youtube, que ficam divididos entre aquisição de conteúdo, tráfego de dados e armazenamento! Um prejuízo de mais de 500 MILHÕES DE DÓLARES ANUAIS!!!

No caso do Youtube, o modelo "quebrou". A Google ainda tentou o sistema de anúncios contextuais nos vídeos, mas aparentemente não obteve muito êxito. Sendo assim, nada mais lógico do que usar o bom e velho esquema do "quer usar? pague!" que tem funcionado muito bem - obrigado - a décadas!

Acredito que a Google deva adotar algum tipo de cobrança baseada em conteúdo "premium", tendo em vista que foram fechados acordos recentemente com as "gigantes do entretenimento", como Sony Pictures, por exemplo, para a exibição de conteúdo protegido por direitos autorais. Ou seja: o Youtube vai se transformar num enorme canal de "pay-per-view" online, com conteúdo gratuito (videos caseiros, tutoriais, etc.) e conteúdo pago (material com copyright).

Agora o que falta ficar definido é: Quanto isso vai custar ao consumidor final? Será que valerá à pena continuar consumindo mídia oriunda do Youtube depois que o modelo se tornar pago? Será que a Google conseguirá recuperar o prejuízo que vem tendo com o Youtube? Irá o Youtube fechar porque não conseguiu manter um modelo de negócio viável e duradouro? Será que o lobby das empresas de entretenimento vai, mais uma vez, destruir algo de extrema importância para a Humanidade (sim, acredite)?
Estas e outras perguntas serão respondidas com certeza nos próximos meses, mas com certeza, se a Google não tirar da manga algo muito interessante, irá amargar um gigantesco prejuízo, tendo em vista que, segundo pesquisa feita no próprio site Olhar Digital apenas 3,4% dos votos são favoráveis a pagar pra ver os vídeos do Youtube!

Acho que estamos prestes a testemunharmos o início de uma nova era na Google, onde a propaganda contextual não será mais a única fonte de renda e onde alguns serviços começarão realmente a serem cobrados, em prol da sua continuidade.

E você? Pagaria para ter Gmail, Picasa, Docs, Calendar, Youtube e os outros fantásticos serviços da Google se o valor cobrado fosse justo? O que é "justo" na sua opinião?

Um comentário:

  1. Acho que o usuário mediano nao vai ter maiores probelmas com as cobranças do Youtube, O Gmail já conta com extras pagos, mas que usa de forma gratuita ainda tem um dos melhores gerenciadores de e-mail do mercado.

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