quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

2009 e o Mercado de TI - O que está "bombando"?

Oi pessoal,

Como sempre faço, todo ano dou uma olhada na internet, tendências e informações de fontes confiáveis para saber o que pode estar acontecendo com o meu mercado e com a minha carreira e saber em que "direção" eu devo seguir para me manter "atualizado" no mercado de TI. Afinal de contas, com tantas certificações disponíveis e tecnologias no mercado, é preciso saber escolher - e bem - onde investir seu dinheiro e seu tempo!

Infra-Estrutura - Redes 
Como era de se esperar o mercado de infra-estrutura de redes, que é encabeçado pelas certificações Cisco CCNA e CCNP, ainda é um "porto seguro" e uma aposta certa para qualquer profissional de TI que queira manter a empregabilidade na área de infra. Nenhuma tecnologia, nenhum avanço, nenhum programa novo e nenhum algoritmo tem nenhum serventia, por melhor que seja, se você não tiver uma rede estável no meio para suportar a comunicação de um ponto ao outro. Na minha opinião - e na de várias fontes consultadas na internet - a certificação em redes é uma excelente aposta neste ano, e acredito que continuará sendo pelos próximos 4 ou 5 anos, no mínimo!
Assim sendo, aqui vai um conselho: Estude! A carreira Cisco é longa, difícil, cara e requer atenção, mas em compensação recompensa de forma mais do que satisfatória àqueles que seguem o "rumo das redes Cisco".

Virtualização
Outra grande promessa do ano de 2009 para o mercado de TI é a Virtualização. Para quem não sabe, "Virtualização" nada mais é do que você ser capaz de rodar "virtualmente" várias máquinas dentro do mesmo hardware servidor. Minha explicação pode parecer meio fraca, para um Analista de Suporte, mas eu não estou aqui pra dar definições científicas de nada, só estou dando informações. Como este é um assunto muito amplo, que consumiria um artigo inteiro - ou até mais de um - então vou apenas citar que vale a pena dar uma olhada nessa tecnologia daqui pra frente, pois ela trás muitas vantagens para o ambiente de TI das empresas, como redução de custos operacionais e de infra, gerenciamento centralizado, menor custo com hardware e maior disponibilidade dos servidores, resultando em um "downtime" muito menor.
Nas palavras do site 4Linux:
"A virtualização da infra-estrutura de TI (servidores principalmente), otimiza o uso dos recursos computacionais, concentrando e aproveitando melhor o uso de processadores e memória, e dá flexibilidade para a administração do ambiente, permitindo às empresas reduzir custos com energia, hardware, espaço e gerenciamento.
Utilizar ambiente virtualizado garante uma alta velocidade na criação de novos ambientes (aplicações, servidores, estações de trabalho e volumes para armazenamento de dados), proteção da informação, alta disponibilidade para as aplicações e flexibilidade para recuperação em caso de desastres."
Com certeza, com estas vantagens, este é um assunto que tem tudo pra despertar o interesse comercial das empresas neste tipo de solução de TI. Caso interesse, as plataformas que dominam este mercado (por enquanto) são a Xen, o Hyper-V e o VMware


Cloud Computing
Intimamente ligada a Virtualização, uma nova tendência tem crescido e apresentado novas alternativas e desafios aos gerentes de TI de todo o mundo: A Computação nas Nuvens (ou Cloud Computing, para os íntimos). A computação nas nuvens é a "modernização" do antigo conceito - que está voltando com força total - de computação centralizada, que tinha nos "mainframes" a sua figura principal: Um grande computador central, disponibilizando serviços, arquivos e recursos de processamento para máquinas menores, mais leves e agora, portáteis. Como era de se esperar, os "Gigantes" - Google e Micorsoft - já estão mirando sua "artilharia digital" nesta direção e cada um tem seu trunfo nesse mercado que só tende a crescer e se consolidar: Se por um lado o Google tem o Gmail, o Picasa e o Youtube, a Microsoft tem o Skydrive (que oferece 25Gb de espaço de armazenamento), o Mesh (que oferece 5Gb de espaço que pode ser compartilhado em vários computadores, como uma pasta local!) e o ambiente Live! completamente integrado, diferente do que acontece com as ferramentas do Google.


O grande problema no uso da Cloud Computing é que os "antigos" administradores de TI, o pessoal "Old School" ainda sofre da "Síndrome da Posse", ou seja, eles querem ter os dados "na mão deles" e usar uma infra-estrutura que está em algum lugar do mundo que eles não fazem a menor idéia de onde é pode ser altamente aterrorizante para esse pessoal. Graças a Deus, esse pessoal está morrendo, de velhice, de câncer, de stress ou se aposentando, e aí as empresas estão dando lugar a profissionais mais "atentos" às novas tecnologias, práticas e políticas, deixando de lado o "Status QUO" e o "modus operandis" antigo e desgastado e apostando em tecnologias que possam tornar as empresas mais competitivas e ágeis, algo fundamental nos dias de hoje e nos que virão! As certificações para Cloud Computing já estão chegando. Estudem, crianças!
Uma das preocupações justificáveis das empresas é que, como os dados estarão online, a empresa tem que ficar 100% do tempo de operação conectada, tendo em vista que uma interrupção nos serviços representaria a interrupção imediata aos recursos, arquivos e programas da empresa, fazendo com que a mesma simplesmente ficasse paralizada. Devo admitir que esta é uma possibilidade bem real, levando em consideração a péssima qualidade dos serviços de acesso à internet no Brasil, mas aqui nós estamos falando de empresas de pequeno porte, médio porte, no máximo! Nas grandes empresas, não se usa mais Velox e semelhantes. O que se tem são linhas dedicadas, links com redundância e contratos de disponibilidade que garantem que a empresa não ficará sem internet pois mais do que algumas poucas horas. Nesse caso, é possível sim, hoje, usar a computação nas nuvens com confiabilidade e segurança, sabendo que seus dados estarão disponíveis em qualquer lugar do mundo, apenas para as pessoas que DEVEM acessá-los!


O que dizem os Especialistas - Opinião do IDC 

Segundo o IDC, as empresas irão iniciar - mesmo que lentamente - um processo de migração para a "Nuvem", tendo em vista que, devido à crise, as empresas estão economizando tudo que podem em custos, e nós sabemos muito bem que o TI é o primeiro a sofrer "facadas" passar por reengenharia numa situação como esta! 

Com isso, o aumento do uso de "storage remoto", GED (assim como a Gestão do Conhecimento) e processamento remoto será algo comum, num novo cenário de economia enxuta e orçamentos cada vez mais apertados.
Uma vez que as empresas começarem a usar a internet como extensão de seus próprios CPD´s, uma enorme demanda por melhor infra-estrutura ocorrerá, e as operadoras terão a "difícil tarefa" de melhorar em muito seus sistemas de comunicação, oferecendo soluções "adultas" de comunicação de dados para as empresas, de forma a tornar o processo de usar a Cloud Computing mais estável, seguro e confiável.

Assim como as empresas, os indivíduos passarão a usar mais serviços na "nuvem", abrindo aí mais uma oportunidade, que será o grande aumento da demanda por banda larga, principalmente móvel (3G), além de haver uma - possível - integração de tecnologias, para proporcionar uma melhor experiência para o usuário. Wi-Fi, WiMAX e 3G irão se integrar, dando ao usuário a sensação de que a internet está - assim como a energia elétrica - disponível 24/7/365, em qualquer lugar, a qualquer hora (Essa EU PAGO pra ver!!!)
As empresas voltarão novamente sua atenção ao mercado dos PC´s "frankstein", ou seja, montados parte por parte, como antigamente :) Em alguns casos, pode ser que as empresas optem até mesmo por solução mais "simples", como por exemplo o Eee Keyboard. (Que pela sua configuração substitui qualquer bom PC, com vantagens!)

Cada vez mais, os serviços web colaborativos tomarão conta dos ambientes corporativos. Wikis, Blogs, RSS e Tags serão expressões cada vez mais usadas e mais necessárias dentro dos ambientes empresariais. A velocidade e versatilidade desses mecanismos irá dominar o atual ambiente "duro e frio" das corporações, para dar lugar a uma nova era onde a empresa terá uma comunicação mais "orgânica" e um gerenciamento mais efetivo do patrimônio intelectual, que é gerado todos os dias, em todas as emrpesas do mundo, e que na maioria das vezes é desperdiçado por padrões engessados e burocráticos.

Enfim, o ano de 2009 promete muito. Pelo menos, tecnologias novas estão ganhando força e "momentun" neste novo ano, e a possibilidade de termos novidades é muito grande, já que tanta coisa está acontecendo. De qualquer forma, fica a dica:

  • CCNA
  • CCNP
  • Virtualização
  • Computação nas Nuvens (Suporte à Implantação e Gerenciamento de Mudanças)
  • Consultorias sobre a integração do TI ao negócio e sobre a inclusão da "Nuvem" nas estratégias de TI da empresa
Fiquem de olhos abertos e guardem bem esta lista. Este ano, você ainda pode precisar dela!
Um abraço.

2 comentários:

  1. Humm muito baum, caiu como uma luva para a minha dúvida sobre quais as areas de TI que devo seguir, Muito Obrigado, e tenho uma pergunta que ainda está pairando na minha cabeça, A area de webdesigner e progamador de web, ainda estão em alta ?
    Fiquei sabendo que essa area estará precisando de demanda, mas gostaria de saber em qual area especifica, você responderia para mim, obrigaduuu

    ResponderExcluir
  2. Acho que a área de Web sempre terá lugar pra quem é bom. E demanda sempre há, visto que muitas empresas ainda não tem sites decentes. Mas particularmente, eu prefiro a área de Infra-Estrutura já que é menos sujeita a "desvalorização subjetiva"...

    ResponderExcluir