Olá pessoal,
Depois que desisti da distribuição original do Linux que vem no Asus EEE comecei a buscar (juro) uma distribuição linux que eu pudesse usar para dar ao meu Asus EEE um ar mais "adulto", fazendo-o assumir ares de um "notebook de verdade".
Infelizmente, não consegui encontrar uma distribuição que funcionasse 100% "out of box" ou seja, que fosse só instalar e usar sem customizações ou "gambiarras". Após muitas horas de pesquisa, tomei uma decisão produtiva: Instalei o WindowsXP.
Portanto, resolvi compartilhar com vocês o que foi feito, como foi feito, porque foi feito, e como consegui instalar um sistema completo, com tudo que se tem direito numa instalação de Windows funcional, em apenas 1.85GB!
Bom, em primeiro lugar a palavra de ordem é OTIMIZAÇÃO.
O Asus EEE Pc, apesar de ser "somente um Celeron com 512MB" é um EXCELENTE EQUIPAMENTO PORTÁTIL.Vários benchmarks - medidas de desempenhos com softwares apropriados - confirmam que o "pequeno" tem um desempenho bastante adequado se levarmos em consideração suas óbvias limitações, que são poucas!
Tem um monte de gente pela internet gerando instalações do XP com o nlite e tirando um monte de coisas do sistema e eu acho que isso não é muito legal. Eu já peguei um WIndowsXP "nlited" que estava dando um monte de problemas nas estações dos clientes porque faltavam componentes no Windows e eu só fui descobrir isso depois que peguei o cd original do WindowsXP e reinstalei uma máquina.
De qualquer forma, aí vai a lista do que instalei no meu Asus EEE:
- Instalação de WindowsXP SP2 completo, sem alterações no Nlite
- Instalação dos drivers do DVD
- Atualização do WindowsXP com todas as atualizações até 25/06 e mais o SP3 (Menos os SP1 do .Net 2.0 e 3.0)
- Internet Explorer 7
- Windows Media Player 11
- AVG8
- TuneUP utilities 2008
- Firefox 3
- Toolbar Google (FF e IE)
- Thunderbird 2.0.14
- BrOffice - 2.4 PtBR
- FoxIt Reader (PDF Reader)
- PDF Creator
- Skype
- MSN Live
- UltraVNC
- WireShark
- Putty
- RocketDock + Temas e Extensões
A fórmula mágica
Bem, em primeiro lugar quero dizer que nenhum dos softwares foi "modificado" ou "adaptado". Todos foram instalados "full" da forma habitual, como seria feito em qualquer notebook ou desktop.
Tudo começou com a instalação do WindowsXP através de um pendrive de 2GB Sandisk. Não vou entrar em detalhes sobre esta instalação, pois você pode conseguir instruções de instalação em vários lugares na internet, em português eem inglês.
Eu vou me concentrar no "depois", simplesmente por não ter encontrado nas minhas pesquisas nenhum lugar que concentrasse este tipo de dica.
Basicamente o que eu fiz foi limpar a instalação do WindowsXP e aplicar algumas medidas que reduziram drasticamente o tamanho final do XP junto com seus aplicativos. No meu Asus EEE, tudo está funcionando adequadamente e, ao contrário da Bia - foi mal, meu doce - meu EEE Pc está até hibernando quando eu fecho :)Eis as medidas tomadas:
- Remoção do Arquivo de paginação
- Compactação da Unidade C:
- Desativação do recurso de "Restauração do sistema"
- Redirecionamento da pasta "Meus Documentos" para o SD card
- Remoção de vários arquivos e diretórios que não são mais usados pelo Windows após a instalação
Bem, segue a lista dos arquivos e diretórios que eu removi e uma pequena explicação de porque eles podem ser removidos. Após isso, você irá saber como gerar uma "imagem" da sua instalação do WindowsXP no seu Asus Eee para não ter que fazer tudo "do zero" de novo caso alguma coisa saia errada no futuro. Apenas gostaria de lembrar a todos que as dicas que estou dando aqui encontram-se todas na internet para livre acesso de qualquer um. Eu NÃO ME RESPONSABILIZO pelo uso que você irá fazer das informações aqui encontradas. Caso decida seguir minhas dicas tenha em mente que elas funcionaram PERFEITAMENTE NO MEU ASUS EEE, e eu apenas posso responder por ele. No entanto eu tenho conhecimento técnico suficiente para desfazer esta instalação quando eu quiser e portanto, não estava correndo nenhum risco grave. Sendo assim, SE QUISER SEGUIR MINHAS DICAS, FAÇA-O POR CONTA PRÓPRIA E POR SUA RESPONSABILIDADE!
O que eu devo remover?
A lista de arquivos à seguir foi apagada APÓS A INSTALAÇÃO DO WINDOWS das atualizações e de TODOS OS OUTROS SOFTWARES. Não sei se pode ocorrer algum problema em apagar estes arquivos antes de instalar tudo, mas posso dizer que, mesmo com tudo instalado, antes de apagar os arquivos da lista a seguir, meu SSD ainda tinha 300MB disponíveis, portanto, sugiro que somente comece a limpeza no final do trabalho.- Pasta ServicePackFiles [normalmente em C:\Windows\ServicePackFiles\i386] - contém cópia de todos os arquivos que foram atualizados com alguma instalação de Service Pack do Windows. São mais de 400 MB que estão ali. Delete somente os arquivos dentro das pasta, não as pastas. Na pasta "lang" você também deverá apagar os arquivos de dentro. A exclusão dos arquivos não será a desinstalação do Service Pack, apenas uma exclusão de cópias de arquivos. Não será possível desinstalar o SP3 após isso! Faça por sua conta e risco.
- Pasta $ServicePackUninstall$ [normalmente em C:\Windows\$ServicePackUninstall$] - Apagando esta pasta não será mais possível desinstalar a versão do Service Pack atual (o SP3). Contém entre 200 MB e 300 MB de dados.
- Pastas $Uninstall...$ [normalmente em C:\Windows\$uninstall...] - o nome da pasta varia de acordo com uma atualização do Windows Update. Se apagar estas pastas não poderá mais remover as atualizações (windows update). O espaço varia de poucos KBs a alguns MBs. No meu caso, foram 525MB!
- Atenção: Não apague a pasta $hf_mig$! Ela é uma espécie de "índice" das atualizações que você já fez no Windows Update. Se você apagar esta pasta, quando entrar no Windows Update novamente, mesmo já estando com todas as atualizações feitas, o Windows Update vai dizer que você está com todas as atualizações atrasadas, e vai tentar fazer todas de novo!
- Pasta Driver Cache [normalmente em C:\Windows\Driver Cache\i386] - é utilizada sempre que se adiciona um novo hardware. Normalmente os seus itens de hardware vem com discos de instalação com drivers mais atuais, então esta pasta é desnecessária. São mais ou menos 100 MB. Se for deletar, não delete a pasta, apenas os poucos arquivos que estão dentro.
- Pasta dllcache [normalmente em C:\Windows\System32\dllcache] - contém uma cópia de todos os arquivos de sistema do Windows. Não delete a pasta, apenas os arquivos dentro dela. Serão liberados vários MBs. Faça por sua conta e risco, que é mínimo. NÃO DELETE A PASTA, SOMENTE OS ARQUIVOS QUE ESTÃO DENTRO! Essa pasta consome um monte de espaço em disco, Ela grava um backup de todos os arquivos vitais do Windows.. Só faça isso se seu Windows estiver OK.
- Pasta SoftwareDistribution [normalmente em C:\Windows\SoftwareDistribution] - O diretório "SoftwareDistribution" é reservado para o Windows Update. Neste o mesmo armazena seus arquivos quando feitos pelo recurso "Atualizações Atuomáticas", é um diretório de sistema de não deve ser apagado, o que pode ser feito neste caso, é uma faxina periódica nos subdiretórios "DataStore" e "Download" (não apague as pastas, somente os arquivos dentro delas) onde ficam armazenados os arquivos após o download para recuperar o espaço ocupado (e desperdiçado).
- Pasta Restore [normalmente em c:\windows\system32\restore] - Estes são os arquivos que são armazenados pelo Restaurador de Sistema. Se você apagá-los, a Restauraão de Sistema não irá mais funcionar, porém se você estiver seguindo minhas dicas, você já desabilitou isso de qualquer forma. Antes de deletar estes arquivos, você deve ir ao Resturador e apagar todos os pontos de restauração e também desabilitá-la, caso ainda nao tenha feio isso. Depois, delete o conteúdo da pasta "Restore".
- Pasta MSOCache [normalmente em C:\MSOCache]- Caso você tenha instalado o Microsoft Office ao invés do BrOffice. São quase 500 MB de arquivos de instalação do Office, para serem usados em caso de reparação da instalação sem precisar usar o CD. Se seu Office instalado adequadamente a pasta poderá ser deletada sem problemas. Caso precise corrigir ou desinstalar algo ou ainda adicione um novo usuário ao WindowsXP. Caso precise dos arquivos de instalação de Office novamente, será necessário editar o registro e apontar o caminho de instalação do Office para uma pasta no pendrive.
Alguma outra dica importante?
- Também é possível mudar o caminho padrão de instalação dos aplicativos (que normalmente fica em C:\Arquivos de Programas). Para esta dica é necessário alterar o registro do WindowsXP e isso pode danificar seu WindowsXP imediatamente! Basta entrar no registro (regedit) e editar a chave "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ProgramFilesDir" colocando na chave o caminho onde você queira salvar os programas instalados. O melhor lugar para se colocar os programas é no SD, mas você pode querer colocá-los no pendrive... A escolha é sua!
E como eu posso me certificar que não vou perder todas estas horas de trabalho de tunning?
Isso é muito, muito simples!Basta gerar uma "imagem" do disco. Para aqueles que não sabem o que é isso eu vou explicar. "Fazer imagem de um disco" significa fazer uma cópia idêntica do disco inteiro, ou de uma parte (partição) do disco de forma que caso ocorra algum problema no software do disco - como vírus ou corrupção de arquivos - você possa fazer uma restauração completa e exata do disco, como quando ele estava no exato minuto antes da imagem. Quem tem um Mac conhece muito bem isso, mas com o nome de "Time Machine"
Para você ser capaz de fazer esta imagem, é simples no WindowsXP que você acabou de instalar. Basta baixar o Reeestore Disk Creator, e seguir as instruções que vem no pacote. Basicamente, é bem simples:
1. Baixe o arquivo REEESTORE.ZIP, extraia o arquivo (que vem "zipado") dentro da pasta "Arquivos de Programas" ou onde você achar mais apropriado, desde que seja no drive "C:\"Lembre-se de que o pendrive que for usado para armazenar a imagem do disco irá ser formatado, ou seja, todas as informações dentro dele serão perdidas. Recomendo que você use um pendrive somente para isso. Hoje em dia está muito barato um pendrive de 2GB e isso é o suficiente para o trabalho que fizemos.
2. Entre na pasta "REEESTORE"
3. Execute o arquivo "MakeRestoreDisk.cmd"
4. Siga os passos do comando (em Inglês) até o final.
Com isso você terá um Asus Eee completo, com uma instalação madura e completa de WindowsXP e com a segurança de ter um backup facilmente utilizável, caso algo saia errado!
Então é isso pessoal. Todas as alterações que vocês acabaram de ler me permitiram ter um mininotebook completamente funcional, rodando WindowsXP Professional SP3 e com tudo que eu tenho direito. Basta um pouco de paciência, disposição e coragem! :)
Agora você poderá usar seu Asus EEE como ele merece: Como um notebook de verdade!
Um abraço pessoal.
Olá Renato! parabéns pelo blog, eu sempre passo aqui para ver seus comentários.
ResponderExcluirPor acaso vc tem uma copia do Reeestore Disk Creato ? não estou conseguindo baixar do site que vc encontrou.
Valeu!
Erick
eneubra(AT)gmail.com
Olá
ResponderExcluirEu tb ainda tneho o linux no asus eee e quero mudar para o windows, e gostava, caso seja possivel que me enviassem, se faz favor, os programas que preciso, para o meu email: servicos.contab@gmail.com Obrigada, é um pouco urgente,por causa do meu trabalho, muito obrigada!!! :))
Xanita, conforme eu informei no artigo, todas as dicas para a INSTALAÇÃO do XP no AsusEeePC estão descritas em outro blog.
ResponderExcluirAqui neste artigo nós estamos trabalhando o "pós instalação" ou seja, a otimização do processo.
Acredito que você encontrará tudo que precisa aqui:
http://beta.ivancover.com/wiki/index.php/Eee_PC_Windows_XP
ou aqui
http://lucianoedington.blogspot.com/2008/05/instalando-o-windows-xp-no-asus-eee-pc.html
Depois retorne aqui e pegue as dicas de otimização, ok?
Um abraço.