sábado, 6 de janeiro de 2007

Será que o monopólio da Banda Larga está pra acabar?

Prestem bem atenção nestas três letrinhas: PLC

Elas podem representar o fim do monopólio da Banda Larga no Brasil

Pra quem não sabe, PLC significa Power Line Cord. Esta tecnologia consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. Utilizando uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras em uma edificação para ser implantada.

O sistema PLC já existe a muito tempo, mas só agora entrou em testes "sérios" no Sul do país, através da Prefeitura de Porto Alegre. Lá, a Procempa (empresa de TI da prefeitura) instalou o link em uma subestação de energia elétrica e está transportando o sinal por 3,5 km de distância. O sinal de daodos trafega em média tensão pela rede elétrica e amplificadores instalados a cada 500 metros garantem a qualidade do sinal ao longo da rede.

A PLC é considerada um meio econômico de construir redes porque usa infra-estrutura já existente, no caso, a rede elétrica. De acordo com o Jornal do Brasil, em São Paulo a companhia Eletropaulo também testa a criação de redes PLC para distribuir acesso à internet.

Esperamos que com isso, em pouco tempo, tenhamos mais uma opção de Banda Larga no Brasil que faça concorrência séria e eficiente a Telemar, obrigando-a a baixar seus preços e aumentar a qualidade dos serviços se quiser manter o Velox vivo.

As cartas estão lançadas. Agora só falta esperar pra ver se algum executivo, levado por alguns milhares de reais, não chega a conclusão que os testes "provaram" que a tecnologia não é viável.
Num país onde as empresas podem tudo e o lobby manda mais que o Presidente, podemos esperar tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário