CRIE INTERESSE
- Uma estória para começar ou uma imagem visual interessante. Conte uma pequena estória relevante, uma estória de ficção, uma estória em quadrinho, apresente uma imagem ou um gráfico que captem a atenção da audiência.
- Um problema para dar início. Apresente um problema em torno do qual a aula será estruturada.
- Uma pergunta anterior. Faça uma pergunta aos participantes (mesmo se eles tenham pouco conhecimento prévio) de modo que eles fiquem motivados a assistir a sua aula para obter a resposta.
MAXIMIZE O ENTENDIMENTO E A RETENÇÃO
- Títulos. Reduza os pontos principais da aula a palavras-chave que ajam como sub-títulos ou como ajuda para a memória.
- Exemplos e analogias. Dê idéias ou explanações da vida real durante a aula e se possível crie uma comparação entre o seu material e o conhecimento e a experiência que os participantes já tenham.
- Apoio visual. Use data-shows, transparências e demonstrações que possibilitem aos participantes verem e não só ouvirem o que você está dizendo.
ENVOLVA OS PARTICIPANTES DURANTE A AULA
- Desafios momentâneos. Interrompa a aula periodicamente e desafie os participantes a dar exemplos dos conceitos apresentados até então ou a responder perguntas específicas.
- Atividades ilustrativas. Através da apresentação, entremeie atividades breves que ilustrem pontos que você está abordando.
REFORCE A AULA
- Aplicações. Apresente um problema ou uma pergunta para os participantes resolverem baseados nas informações apresentadas na aula.
- Revisão. Peça aos participantes para reverem o conteúdo da aula um com o outro ou dê a eles um teste de auto-avaliação.
Obrigado pelo material, prezado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário