sábado, 7 de julho de 2012

Teria a Nokia um "Plano B" no caso do Windows 8 "não pegar"?

Nokia Lumia 900 com Android 4.1
Você também que um Nokia Lumia 900 com Android 4.1?
Todos que me conhecem sabem o quanto eu fiquei frustrado quando a Nokia fechou  parceria com a Microsoft, ao invés de usar o Android em seus - EXCELENTES - aparelhos.

Apesar de ter feito alguns aparelhos decentes com Windows 7.5 (Mango), a Nokia deve ter ficado muito chateada com o anúncio recente de que os aparelhos que são compatíveis com o Windows 7.5 não irão receber o Windows8, pois não suportarão o upgrade!

Particularmente eu achei esse anúncio uma punhalada nas costas da Nokia, pois, apesar da própria Nokia saber disso (e você tinha dúvidas?), a Microsoft, ao tornar isso público, acabou com qualquer chance da Nokia vender o Lumia 900 (que acabou de ser lançado e nem chegou no Brasil ainda). Afinal, quem seria imbecil inocente o suficiente para comprar um telefone com preço Premium, sabendo que este não irá receber atualizações? Eu certamente que não.

Lendo estes dias sobre este anúncio desastroso da Microsoft, percebi que existem rumores de que a Nokia teria um suposto "Plano B" para o caso da sua parceria com a Microsoft e seu sistema operacional móvel não conseguirem ganhar mercado. E obviamente, como era de se esperar (e deveria ter sido feito desde o início) este "Plano B" tem a ver com o Android, ao que tudo indica.

Rumores, fofocas e teorias à parte, acho que uma parceria entre a Nokia e o Android é bastante viável tendo em vista que seria positivo para a Nokia e um grande reforço para o Android. 

Vejamos abaixo os motivos que me levam a crer que essa parceria pode estar mais perto do que se imagina:





A Nokia fabrica um hardware Excelente 
Isso é fato. Não tem o que discutir! Se a Nokia tivesse entrado no mundo Android desde o começo, DUVIDO que a Samsung teria assumido a liderança... Mas, quando se anda de salto alto muito tempo, um dia a gente cai, NÃO É MESMO, NOKIA???

O Android está em expansão acelerada
Isso é fato, e não pode ser discutido nem questionado. Só no Brasil, o Android teve um crescimento impressionante: foi de 4% para mais de 21%! A navegação na internet através do Android é três vezes maior do que em quaisquer outros sistemas. Em todo o mundo, o Android também segue crescendo.
A internet móvel também segue com um crescimento impressionante: o número de smartphones no mundo já é maior do que o de computadores Desktop. Em 2010, apenas 1,7% do acesso à internet era feito por meio de smartphones. Hoje, os celulares já são responsáveis por quase 10% de todo o acesso à internet. Em dois apenas anos, o aumento foi impressionante! (fonte: http://bit.ly/RuuogO)
A plataforma Android já soma 400 milhões de ativações, a cresce notavelmente a cada dia!
O Android tem um ecosistema melhor e muito mais aplicações desenvolvidas e solidamente distribuídas do que a Microsoft
Android já possui 600.000 aplicativos no Google Play Store. A Apple possui 650.000 em seu App Store. Em downloads absolutos, o Google Play Store já soma 20 bilhões de downloads, contra 30 bilhões da Apple. 
Não é preciso conquistar uma legião de desenvolvedores motivados para criar apps para o Android. Eles já estão lá. Diferente do Windows Mobile.

A Nokia pode focar num sistema de distribuição mais ágil, permitindo que seus lançamentos cheguem mais cedo ao mercado consumidor
Se a Nokia realmente fechar com o Android e for inteligente, pode aproveitar a velocidade do desenvolvimento da plataforma e usar o Android puro, assim como existe nos Nexus e ter muito mais velocidade que qualquer concorrente atual no mercado, recuperando rapidamente sua posição como líder do mercado.

Com tudo isso, é mais do que claro que, SE a Nokia resolver mudar seus planos e alavancar suas vendas, precisa tomar uma decisão estratégica, alterando suas parcerias tecnológicas  OU ADICIONANDO uma nova linha com Android para recuperar mercado.

E você? O que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário